Título da Redação: Em busca do shape inexplicável

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da “modernidade líquida” vivida no século XXI. Nesse contexto, refletindo essa realidade, a busca pelo shape inexplicável vem se mostrando cada vez mais prejudicial à nossa sociedade, uma vez que até mesmo a própria saúde está sendo deixada de lado, logo são necessárias intervenções que visem controlar esse problema.
Tal problema é explicado pelo fato de que, a obsessão pelo modelo estético sublime como é padronizado pela sociedade leva as pessoas ao abuso de esteroides anabolizantes e cirurgias plásticas, por exemplo, que na maioria das vezes podem ser extremamente prejudiciais, pois procedimentos cirúrgicos são perniciosamente danosos ao corpo, em muitas das vezes, causando distúrbios psíquicos pós-cirúrgico como a depressão e que podem levar o paciente até mesmo ao suicídio e, no caso dos esteroides, alterações no funcionamento do fígado, rins e coração, corriqueiramente, levam a falência dos mesmos.
Apesar disso, a International Society of Aesthetic Plastic Surgery divulgou um relatório com números sobre cirurgia plástica ao redor do mundo em 2013 onde o Brasil ocupa posição de destaque realizando 1.491.720 procedimentos cirúrgicos ao passo que é cada vez mais comum noticiários relatando a morte de jovens pelo uso abusivo de esteroides. Isso mostra a existência de uma banalização da vida em que as pessoas preferem abdicar da saúde em função da aceitação social.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Assim, o Ministério da Saúde deve criar um conjunto de iniciativas, decisões e ações que controle essa realização excessiva de cirurgias puramente estéticas, ao passo que o Ministério da Educação deve promover o olhar crítico sobre a sociedade criando amplos debates a respeito do assunto, potencializando assim os efeitos das medidas tomadas no sentido de impedir/reverter o crescimento do problema.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018