Título da Redação: Entre o capitalismo e a aceitação pessoal

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Lorrany Alves


Ao longo dos anos com o desenvolvimento das sociedades, novos conceitos e padrões de beleza foram estabelecidos.Os padrões estéticos da sociedade atual é marcada pelo capitalismo, que em prol das indústrias de beleza, moda e consumo, aliado ao poder midiático, são criados estereótipos e imagens de um modelo a si seguir, que é quase sempre inatingíveis ao homem, tendo em vista que, em busca de um " corpo perfeito" ditado e moldado pela indústria e pela mídia, sem se levar em consideração as consequências e prejuízos que esses moldes podem causar na sociedade. Assim, milhares de pessoas, principalmente as mulheres acabam se tornando escavas da beleza , ao tentarem se encaixar nesse novo padrão.
Na antiguidade, por exemplo, o ser belo, era ter medidas e pesos maiores, ser "gordinho". Já no mundo pós-moderno o padrão de beleza se resume em um corpo magro de estética perfeita e escultura, com físico bem definido , independentemente dos meios que levem a ele ou da condição financeira. Desta forma, milhares de pessoas acabam se tornando vulneráveis, pela promessa de aceitação da sociedade, assim ao se vê obrigado a seguir esses padrões, o indivíduo acaba mudando seus hábitos como obsessão pela magreza, dietas radicais, uso de medicamentos sem prescrição medica, praticas excessivas de exercícios físicos, o que pode acabar comprometendo a saúde do indivíduo, podendo provocar doenças como anorexia nervosa e bulimia.
A mídia é o principal veiculo de disseminação desses modelos pré estabelecidos relacionados aos padrões de beleza. A cada dia uma nova ideia é lançada, por isso, é fundamental que a sociedade esteja atenta, para não se deixar alienar, principalmente em relação as crianças que estão em fase de aprendizagem e padrões a serem estabelecidos.
Diante disso, se faz necessário a revisão de novos meios de fiscalizações midiáticas , por meio de ações governamentais, visando contribuir e amenizar os malefícios desse novo conceito de beleza. Além disso, o Estado deve criar juntamente com as instituições educacionais , campanhas e palestras de conscientização dos perigos destes novos padrões. Desta maneira, somente por meio de praticas que priorize o homem ao invés do capitalismo é que se poderá ter uma sociedade desenvolvida e com indivíduos que aceitem seu corpo e a ele mesmo como realmente são.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018