Título da Redação: Enxergue-se e viva saudável!

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Louise Jolie


Desde a Grécia antiga a valorização da beleza era um dos principais instrumentos da sociedade. Sobretudo no mundo contemporâneo hoje tais valorizações extrapolaram. Pois as cobranças que as pessoas tem feito a si mesmas para atingir o padrão de beleza imposto pela mídia, tem lhes prejudicado tanto o psicológico como o próprio corpo.
Durante o século XX, o estímulo à produção industrial, por Getúlio Vargas, e o incentivo à integração nacional, de JK, foram fatores que possibilitaram a popularização dos meios de comunicação no Brasil. Com isso, cresceu também a repercussão da mídia, que busca introduzir nas pessoas, desde cedo, o princípio capitalista de consumo. Deste modo os meios de comunicações tem imposto estereótipos sobre o padrão de beleza que se deve ter.
Os comerciais, desfiles, novelas, propagandas tem mostrado que para ser aceito na sociedade deve-se ser magro ou “magro com músculo”. Portanto a perda de peso já se tornou o objetivo da maioria das pessoas e a indústria da beleza mostra que é algo possível de se alcançar, basta ter vontade. Porém, muitas vezes as pessoas começam utilizar suplementos de formas irregulares, a alimentação não supre todas as necessidades do corpo, o que pode causar graves riscos a saúde. Pode-se também adquirir traumas e crises psíquicas para com o Eu, causando depressões o que desencadeia a doenças mais graves.
Torna-se preciso, portanto, uma postura ativa do governo em relação à regulamentação da mídia, através da criação de leis de combate aos comerciais apelativos sobre padrões de beleza e estereótipos. Além disso, o Estado deve estimular campanhas de alerta para o consumo moderado de suplementação.Porém, uma transformação completa deve passar pelo sistema educacional, que em conjunto com o âmbito familiar pode realizar campanhas de conscientização por meio de aulas sobre ética e moral. Quem sabe, dessa forma, a sociedade possa inibir os padrões em troca de uma vida saudável e natural.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018