Título da Redação: Esboço midiático

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


De acordo com o filósofo empírico John Locke, "os seres humanos nascem como uma folha em branco" -tábula rasa- a qual com o conhecimento vai se preenchendo. Empregando essa ideia a padronização da beleza, que ainda hoje é reforçada principalmente pela mídia, pode-se declarar esse ideal como algo ancestral, adquirido desde a infância, por um conceito pré-estabelecido. No entanto, a alienação da sociedade em prol desse protótipo estipulado, tem ocasionado diversos danos.
Como comprovação desse problema, tem-se o aumento de doenças advindas da insatisfação individual. Entre elas, a depressão se faz como o principal distúrbio psíquico, pois é a porta de entrada para a anorexia e a bulimia, constantes transtornos alimentícios, que podem vir a gerar o ato do suicídio.
Outro fator que indica esse revés, é a ascendência do número de procedimentos estéticos, tornando dessa forma, o Brasil, o segundo do ranking dos países que mais praticam cirurgias plásticas no mundo, atendendo o aumento de mais de 186% das buscas na última década. No entanto, qualquer tipo de cirurgia corre algum risco, -mesmo que pequeno-, resultando em pelo menos um paciente por mês vítima em busca da beleza.
Vale ressaltar ainda, que a mídia exerce a maior influência no culto ao corpo perfeito. Isso porque ela ordena um protótipo em suas novelas, programas e propagandas. Dessa forma, o ser humano é visto como uma mercadoria, ao qual o que predomina é a sua estética, sendo tratado como uma folha de rascunho, remodelado a todo instante para aderir aos padrões midiáticos.
Diante disso, uma maneira á fim de minimizar esse revés, seria a despadronização da beleza que a mídia impõe, sendo criada uma lei estabelecendo a diversificação do seu elenco, e ainda assim, prometendo incluir tudo o que for destinado ao público seja em diferentes categorias, para que cada um estabeleça o seu padrão individual. Só assim, a essência do ser humano prevalecerá diante da manipulação do meio midiático e mercadológico.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018