Título da Redação: Escravos da beleza

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por aline


Classicamente, sempre se defendeu a ideia do “Mens sana in Corpore sano” (Mente sã num corpo são). Infelizmente em pleno século XXI esse ensinamento tão antigo parece cada vez mais distante. Em uma sociedade de consumo que “vende” o ideal de uma imagem perfeita, é natural que pessoas tenham consequências danosas tanto físicas quanto psicológicas em suas vidas.
Essa problemática pode ser constatada ao se analisar o passar dos anos. Avançaram-se os recursos tecnológicos a fim de aprimorar a estética e forma física. Surgem novos produtos de emagrecimento, academias com variáveis aparelhos, novos produtos de cabelo e rejuvenescimento, e também, novos métodos de cirurgias. Ademais, observa-se diariamente que, quem não segue este padrão de “corpo perfeito” se torna vitima de preconceito e estigmatização.
Dessa forma, quando estes padrões têm seus ideais inatingíveis, o resultado é estresse, depressão, a não aceitação de seu corpo, “dietas malucas”, distúrbios alimentares, podendo se comprometer à uma bulimia, anorexia, complicação cardiovasculares e renais ou a morte.
Vale ressaltar que, esta incongruência absurda do padrão contemporâneo da beleza feminina e masculina foi inventada e mantida pelo comércio mundial da moda. Hoje são os comércios que ditam o padrão de beleza a ser adotado causando frustrações e gastos sem fim. A mídia tem tornado as pessoas escravas dos padrões estéticos e, tem modificado os valores da sociedade.
Devido aos fatos mencionados, vale entender, que estamos vivendo um verdadeiro massacre humano, de pessoas que “se matam” para atingir um inatingível. Ações viáveis que devem ser adotadas a fim de coibir tal problemática são, optar por maneiras naturais sem comprometimentos. E, criação de programas de orientação à saúde com o apoio o Estado juntamente com profissionais da área da saúde. Ademais, a mídia deve ser menos apelativa e usar sua influência através de campanhas publicitárias para expor ideias que desconstruam os modelos estéticos presente na atualidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018