Título da Redação: Escravos da indústria brasileira

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Gabriel Augusto


Em nossa atual sociedade, fica cada dia mais difícil ver "mente sã em um corpo são", como desejava o antigo filósofo Locke. Num mundo onde pessoas buscam um inatingível padrão de beleza estetizado pela mídia com interesses lucrativos, a mente que deveria ser sã, acaba tendo inúmeros problemas psicológicos e o corpo que deveria ser são, acaba acarretando vários problemas físicos. Dependendo de sua gravidade, tais problemas podem levar o ser humano até a morte.
Tal problema em nossa sociedade se deve muito à mídia, tanto em sua forma televisiva quanto escrita, onde criam um padrão de beleza impossível de se atingir, levando nossa sociedade à loucura em busca de um corpo perfeito. Novelas, desfiles, comerciais e revistas são formas de atrair a população na busca de um corpo feminino que se encaixe na "beleza atual", esta, imposta pela mídia. Consequências disso são uma série de doenças, como anorexia, bulimia e distúrbios alimentares. Adolescentes são fadadas à virarem "barbies", se esquecendo que são humanas e não personagens televisivos.
Outra preocupação constante é com o homem e sua implementação constante de suplementos e anabolizantes, mesmo sabendo dos riscos eminentes que as "bombas" oferecem, além das cirurgias, podendo levar à morte. Um exemplo disso e bastante recente é o do "Ken humano brasileiro", que se submeteu a mais de 90 cirurgias, de todos os tipos, para ficar igual ao "Ken" do cinema. O resultado disso foi o pior, a morte. Somos pequenos soldados escravos da indústria brasileira, uma vez que sempre buscamos conseguir o impossível, não importa qual seja o desafio, e as consequências são, muitas vezes piores do que imaginamos.
Diante disso, e sabendo que a cada dia que passa os problemas - físicos e psicológicos - vem crescendo e ocasionando sérios riscos à vida das pessoas, é preciso de uma interação intensiva de ONGS que pressionem a mídia para que o padrão de beleza não seja mais inatingível, já que esta define o modelo padrão da sociedade. O próprio indivíduo tem sua parcela nisso tudo, e é por isso que precisa aceitar-se, se libertando de uma visão limitada de beleza. A família, com a união da escola, devem mostrar ao ser humano o quão bom é ter prazer em sua beleza natural, a primeira, ensinando os valores dentro de casa, e a segunda, implantando em seu ensino as consequências e reflexões que tais comportamentos desesperados trazem para a vida. Talvez assim, a "mente sã" finalmente se junte à um "corpo são".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018