Título da Redação: ESCRAVOS DE REFLEXO

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por F.M.T


Segundo Jean Jacques Rousseau: “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”, pois um aglomerado de mudanças acontecem, e ao decorrer do tempo, tais mutações fazem uma certa pressão, para os indivíduos acompanhá-las, tanto em valores físico, quanto psicológicos, formando um padrão ideal e impossível de ser seguido, muito influenciado pela globalização.
É importante ressaltar, que o homem contemporâneo vive em uma sociedade, a qual busca uma perfeição estética a qualquer custo, mesmo que isso traga sérios problemas ao seu corpo. Nessa população, há uma divisão, em dois grandes grupos: Os que chegam a uma proximidade do padrão, e aqueles que buscam, de maneira frenética, a tão sonhada beleza, esses muitas vezes vão além de seus limites naturais, apelando para meios artificiais, como, por exemplo, a aplicação de asteróides e anabolizantes, ou até mesmo intervenções cirúrgicas, procedimentos que muitas vezes dão errado, trazendo problemas e sequelas permanentes, agravando a situação.
Também vale lembrar, que esse tão buscado nível de lindeza gera grandes transtornos mentais, pois vários não se sentem inclusos em tamanha padronização. Muitos desses que são segregados por tal estereótipo, acabam dentro de um grupo diagnosticado com inúmeros distúrbios, como, a bulimia e a anorexia, doenças relacionadas à hábitos alimentares, onde a pessoa afetada, se torna escrava de um desejo insaciável pela magreza. Tudo isso para fazer parte de uma civilização que não passa de um filme de ficção, vivido dentro da sua própria imaginação.
Além disso, todos sabem que a nação não cria um modelo estilístico sozinha, mas um série de fatores são responsáveis por influenciá-la. Grandes exemplos dessa intervenção, são as propagandas de, lingeries, suplementos alimentares e bebidas, todas de marcas multinacionais, que trazem estrelas com roupas e corpos esbeltos, gerando uma certa ganância consumista na população, além de acarretar uma busca indominável, pela beleza ali presente, deixando nítido que os avanços de conexão, cria um estereótipo a ser alcançado.
Fica claro, portanto, que a sociedade sofre mudanças, as quais criam padrões, muitas vezes prejudiciais, então é papel das ONGs pressionarem a mídia, para que façam um filtro em suas propagandas, liberando aquelas com níveis de beleza semelhantes ao da população, e fazendo a publicidade em cima do produto, não de atributo físicos. Também cabe à família, juntamente com a escola, educar os jovens, para que através da conscientização, não se desenvolva um estereótipo a ser seguido, trabalhando os valores que realmente importam, jamais deixando com que uma atitude acabe com sua vida. Assim o cidadão poderá se considerar livre de seu reflexo e continuar contrariando a ideia de Rousseau.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018