Título da Redação: "Espelho, espelho meu"

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Camila Santiago


No mundo contemporâneo vivenciamos a era dos padrões, ao qual, homens, mulheres, crianças e idosos o seguem. Desde crianças somos levados –através do consumismo- a querermos bonecas e bonecos com o corpo maravilhoso e nos imaginamos sendo eles. Não sabemos ao certo quando tal padrão apareceu na história, mas podemos afirmar que, a partir do momento em que o homem passou a expressá-los através de esculturas e pinturas obtivemos assim um padrão que até hoje perdura.
Na Grécia antiga e clássica os escultores buscavam retratar o corpo humano com perfeição, e o retratavam com bastantes detalhes em suas obras. Nos dias atuais o que a nós é retratado são mulheres magérrimas, homens extremamente musculosos, produtos que vão nos levar a plena felicidade com nosso corpo e até brinquedos são lançados e manipulam crianças desde pequenas. Levando a sociedade a uma busca frenética por meios de se apresentar bem, é posto em prática uma realização de cativismo bastante simples, a moda. A moda se tornou uma forma de atribuir as tendências da vez com o se sentir bem na frente do espelho, criando um ciclo vicioso entre o que as pessoas pensam e o que o seu próprio eu, na frente do espelho, pensa.
Entretanto, na busca incansável por tal padrão encontramos exemplos de pessoas que sofrem, tanto de doenças psicológicas quanto físicas, para tentar atingir o que é inatingível, a perfeição. A busca pela perfeição estética não vem somente a ser culpa da mídia, mas também do preconceito, em que para se “encaixar” na sociedade você precisa estar nos padrões determinados.
Sendo assim, somos conduzidos a utilizarmos os padrões impostos pela “ditadura” da beleza e estética, para assim estarmos imputados dentro da sociedade. Contudo, sabemos que esses padrões causam efeitos colaterais gravíssimos, chegando até a levar homens e mulheres à morte. Portanto é necessário que haja uma maior divulgação sobre o que acontece quando a imagem se torna maior do que o bem estar consigo, e através de blogs, revistas, periódicos e redes sociais as pessoas se conscientizem que a sua existência vai muito além do que o espelho e a sociedade mostram.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018