Título da Redação: Esteira de Corpos

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por Sophia


O advento do modelo Fordista de produção, com sua linha de montagens, buscava produtos padronizados e um maior lucro. Isso ocorreu não só com os objetos, mas também com o corpo das pessoas. Os padrões de beleza estabelecidos fez com que as pessoas buscassem alcançar tais modelos, para assim, se sentirem aceitos pela sociedade.
Um exemplo dos riscos da busca pelo "corpo perfeito" foi o caso da apresentadora Andressa Urach, que cinco anos após aplicar uma quantidade exagerada de hidrogel nas coxas, sofreu uma grave infecção que a deixou entre a vida e a morte. Isso, que leva as pessoas a arriscarem suas vidas, é um modelo de beleza inatingível. Nessa busca, afirmando o desejo de um corpo saudável, elas visam apenas a estética. Se submetem à dietas radicais, ao uso de anabolizantes e até à cirurgias. Dessa forma, adquirem doenças como a bulimia e a anorexia, sofrem infecções, infartos, câncer e consequentemente chegam à morte.
A mídia, sem dúvida, é a grande propagadora desses padrões e por meio da sua programação deve mostrar e valorizar as diversas variações do corpo humano. Os médicos cirurgiões devem ser os conscientizadores em relação aos riscos, de forma honesta. Nas academias a educação alimentar e as informações sobre os perigos dos anabolizantes são necessários. E cabe ao indivíduo analisar tais esforços, pois mais importante que ter um corpo bonito perante aos outros é preciso estar saudável e bem consigo mesmo.
Portanto, a sociedade de padrões estéticos impõe aos homens e mulheres, além de comportamentos, sua forma corporal. No século XX, Vinícius de Moraes com seu texto "Receita de Mulher", além de demonstrar um padrão feminino, afirmou "As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental." Assim, em qualquer período o homem estará em busca de um inatingível ideal de perfeição, restam estabelecer limites para que o estado saudável não seja ultrapassado.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018