Título da Redação: Estereótipos: a segregação entre o saudável e o óbito

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Bianca Floriano da Rocha Rocha


Até que estágio torna-se problemático a busca obcessiva pelos padrões de beleza? Desde a Antiguidade, os povos, por meio de suas determinadas crenças e culturas, passaram a construir estereótipos de beleza a serem considerados normais e necessários. Desse modo, até hoje, no século XXI, a busca exacerbada por certos estereótipos podem chegar a causar diversos tipos de problemas.
Ao levarmos em consideração o tempo geológico da Terra, perceberemos que o ser humano sempre esteve evoluindo e em mutação contínua de seus próprios conceitos em um tempo muito pequeno com relação a evolução dos demais seres vivos. Junto a essas constantes tranformações, o conceito de beleza também se adequou à cada distinta fase, como nos é perceptível, por exemplo, a diferença do conceito de corpo ideal na Idade Média e hoje, no século XXI.
Por um lado, a obtenção de um corpo que não esteja acima do peso pode significar a qualidade de vida do indivíduo, uma vez aliado à uma alimentação saudável e ao acompanhamento médico. Por outro lado, há casos em que, na tentativa de ter um corpo magro, o indivíduo desenvolve disturbios como a bulimia e a anorexia, cujos sintomas podem levar até ao óbito.
Boa parte da dissolução dos conceitos de beleza estão associados à mídia, divulgando pessoas consideradas "perfeitas" como modelos a serem seguidos. O público feminino está mais propício a ser aceptivo nas questões como moda, porém tanto o público feminino quanto o masculino sofrem as pressões para obtenção do corpo ideal, uma vez que o número de clientes em academias e surtos com uso de anabolizantes estão cada vez maiores.
Portanto, em busca da solução dos problemas advindos da busca incorreta por um determinado estilo de vida, a mídia, através de campanhas e comerciais, pode atestar para a importância de uma vida saudável e da aceitação de sua própria identidade. O Estado pode atuar na criação de academias públicas em cada município e áreas de lazer e esporte, para estimular desde a infância, hábitos não sedentários, fazendo com que crie-se uma melhora natural no estilo de vida dos brasileiros desde a base de sua sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018