Título da Redação: Estereótipos de beleza

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por Rafaela Salomão


Com o avanço da mídia, as opiniões viraram estereotipadas. Qualquer segmento que estiver "fora da moda" é ultrapassado, feio e errado. Esses acontecimentos ocorrem tanto em produtos quanto em pessoas. O ser humano passa a ser objetificado através da indústria de beleza, em que o padrão é algo estabelecido pelas redes de comunicação e são seguidos fielmente pela sociedade, onde, muitas vezes, acaba virando uma obsessão atingir a perfeição.
As revistas, internet e a televisão, tem fortes influências na personalidade dos leitores, internautas e telespectadores. Na maior parte do tempo, acaba gerando uma certa alienação, deixando as pessoas sem nenhum poder de questionamento, dispostas a fazer tudo o que for proposto pela mídia, incluindo a padronização da beleza. Uma boa parte da população é atingida e tenta seu máximo a chegar o objetivo, deixando muitas pessoas com seríssimos problemas de saúde devido a dietas exageradas e inúmeras cirurgias plásticas.
Devido a obsessiva tentativa de atingir o padrão imposto pela sociedade, acaba deixando pessoas frustradas e com a baixo autoestima. Com os esforços para chegar ao corpo ideal, podem gerar complicações alimentares, como a bulimia e a anorexia e pode acarretar problemas de depressão, podendo levar a tentativas de suicídio. Além disso, pode levar problemas na escola, como o "bullying" e a segregação de grupos, fazendo com que muitas crianças se afastem da escola e, consequentemente, dos estudos. A beleza pode parecer algo muito superficial, porém para muitas mulheres e homens é essencial.
Pode-se concluir que a mídia tem fortíssimas influências diante da sociedade, podendo induzir opiniões e personalidades para o que lhe for conveniente. Acaba deixando muitas pessoas neuróticas e preocupadas com o seu visual, deixando coisas importante para trás. Cabe às pessoas discernir o que é saudável e o que é exagerado, sabendo lidar com as milhares de informações midiáticas. A mídia, por sua parte, deveria começar a trabalhar com todos os tipos de pessoas, inclusive os que estiveram à margem do estereótipo de beleza.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018