Título da Redação: Estética Compulsória

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Verônica Silva


"Narciso, Cleópatra, Afrodite". Tais contextos reconhecidos pelo termo "beleza", exercem uma soberania utópica no tecido social, mesmo em pleno século XIX. Nesse panorama, a pós-modernidade apresenta indivíduos alienados pela mídia e pelo consumo, assim como a paulatina deturpação da regulamentação dos esteriótipos impostos, compulsoriamente, na conjuntura social. Dessa maneira, o culto ao "corpo perfeito" deve ser limitado, pois do contrário, os cidadãos terão prejuízos físicos, psicológicos e emocionais.
É válido citar que o padrão fenotípico outorgada na sociedade moderna requer uma vida líquida atribuída a valores efêmeros. Tal paradigma é proposto, principalmente, pela mídia - " Rádio, Televisão, Internet" - a fim de ludibriar o receptor, na qual se faz apologia à satisfação pessoal. Com isso, academias, estéticas, produtos " diet, light e zero", pílulas e remédios emagrecedores alcançam a "espetacularização" do belo e, consequentemente, do hedonismo grego.
Outro ponto substancial são as conquistas libertadoras do público feminino desde a 2 Guerra Mundial. No entanto, as mesmas tornaram-se servas de um padrão obsessivo, efetivando Vinicius de Moraes em sua égide: " As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Como consequência disso, elevados índices de doenças assolam o corpo social, como bulimia, anorexia e afins.
Vale ressaltar, ainda, que o público alvo dessa persuasão consiste em jovens saudáveis, porém, o espelho macula e camufla a verossimilhança da situação. Nesse ínterim, complicações psíquicas e emocionais - medo, autoestima baixa- é fruto de um ideal de aparência de inatingível. uma vez que, o belo consome mais ideias que prazeres imagéticos.
Por conseguinte, o cotidiano hodierno é valorizado pela indústria de consumo, cujos consumistas buscam a perfeição corporal inadequada por meio da moda; cenário propício para uma pluralidade de agravamentos. Portanto, é crucial que ocorra uma simbiose entre a família e a escola, para que seja possível estabelecer limites conscientizadores diante os conceitos de beleza por meio de debates promovidos por esses alicerces sociais, assim como a distribuição de panfletos reguladores de tal dilema. Cabe à CONAR, fomentar as fiscalizações das propagandas abusivas e/ou subliminares mediante medidas protecionistas, o que garantirá "beleza" plena, corroborando a afirmativa de Platão: " O belo é o esplendor da verdade".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018