Título da Redação: Estética lamarckista

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Segundo os estudos da filosofia, o conceito de beleza não é universal, ele varia de acordo com o momento histórico. Entretanto, os reflexos gerados pelo estereótipo do belo perduram com o passar dos anos. Deve-se, portanto, inferir acerca desses efeitos ocasionados pela determinação dos padrões de estética na sociedade atual.
Primeiramente, pode-se ressaltar que há atualmente um desejo social da conquista do padrão de beleza vigente. Uso de remédios, cirurgias plásticas, horas nas academias- ilustram essa realidade. Esses procedimentos, ditos milagrosos, ultrapassam, muitas vezes, o limite que o metabolismo desses indivíduos aguenta - como comprovado por cientistas, pode ocorrer o aumento da pressão e sobrecarga do fígado. Por conseguinte, eles acabam cometendo o maior erro do homem, segundo Schopenhauer: sacrificam a saúde a qualquer outra vantagem.
Além da tentativa de adequação às medidas certas, outro fator ligado à estética atual é o preconceito. Os indivíduos que não se encaixam nos padrões de beleza são vítimas de exclusão social, agressões verbais e até físicas nas redes sociais e pessoalmente. Logo, a análise da aparência sobrepõe a da essência, favorecendo através do status aquele que- segundo a teoria lamarckista- é o mais adaptado ao meio social, ou seja, o mais bonito. Mudar é difícil, todavia é possível por meio do auxílio da sociedade.
Em síntese, percebe-se que o padrão estético atual determina as atitudes de grande parte das pessoas e dá margem, também , para o prejulgamento. Para equacionar tal impasse, é preciso que o Governo Federal- através do seu tempo de concessão nos canais de televisão e na internet- veicule campanhas publicitárias que informem os malefícios dos remédios e das cirurgias, ditos milagrosos. Além disso, ele poderia- respaldando-se na Lei de Diretrizes e Bases- promover palestras nas escolas. Estas iriam, com a ajuda de psicólogos e profissionais do direito, explicar os efeitos das atitudes preconceituosas tanto para a vítima quanto para o autor da ação. Assim, a educação iria permitir o alcance de condições de vida melhores para o ser humano, pois ele é aquilo que o conhecimento faz dele.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018