Título da Redação: Estética: problema ou solução?

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Maria Helena


Tida como passaporte de aceitação na sociedade, a busca por padrões de beleza utópicos mostra-se uma avalanche destruidora do homem. Mas de que forma tal anseio influencia o ser humano? Quais suas consequências?
Uma breve alusão histórica à Antiguidade Clássica permite perceber que a busca por padrões de beleza e estética já se faziam presentes. Adorados e esculpidos com riqueza de detalhes, os deuses gregos eram peças fundamentais na construção da cultura e, com seus corpos musculosos e aparentemente perfeitos, eram mártires da beleza suprema.
A necessidade de obter, compulsoriamente, a estrutura física ideal, traduz no homem, atualmente, um inconformismo com seu próprio corpo e a submissão ao sistema escravista de busca pela beleza. Dentro desse contexto, as indústrias de cosméticos, consultórios de estética, agências de modelos e a mídia mostram-se senhoras desse processo (gradativo) de autodestruição do homem.
Através de artifícios como pílulas milagrosas de emagrecimento, suplementos alimentares, cirurgias estéticas (aplicação de silicone, por exemplo) e a esteriotipação do corpo ideal, tais agentes promovem uma influência psicológica que é apresentada à sociedade por meio da busca pelo padrão de beleza e que, em casos extremos, atingem a saúde de forma drástica, exemplificada através do desenvolvimento de distúrbios crônicos, como a bulimia e a anorexia. Adicionalmente, são constantes os casos de pacientes que, em busca de atender os anseios das corporações estéticas lucrativas e manipuladoras, falecem durante o processo cirúrgico, participando, assim, dos índices de mortalidade, por sua vez crescente de forma assombrosa a cada dia, nesse âmbito.
Portanto, o culto à beleza e à estética perpassa a linha histórica do tempo e acaba sendo mascarado como necessidade inerente ao homem. Sendo assim, o Ministério Público deve atuar como agente de controle contra os abusos dos diversos meios midiáticos manipuladores. Frente aos casos de mortalidade, a Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Medicina devem avaliar o funcionamento das indústrias cosméticas e, da mesma forma, dos centros de estética, visando coibir as irregularidades de atuação e os verdadeiros crimes contra a saúde cometidos por elas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018