Título da Redação: Felicidade ilusória

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Muito se tem discutido, atualmente, sobre os padrões estéticos presente na sociedade brasileira. Um exemplo disso, foi o estado de saúde grave da apresentadora Andressa Urach após a aplicação de grande quantidade de hidrogel a fim engrossar as pernas. Desse modo, a preocupação com a aparência torna-se um problema quando ocorre em excesso, podendo resultar em doenças.
Em primeiro lugar, é válido destacar que em muitos casos, a insatisfação pessoal acontece devido aos padrões impostos pela mídia. Isso se relaciona ao fenômeno “modernidade líquida” apontado pelo filósofo Zygmmnt Bauman como a frieza nas relações humanas por influência dos avanços da tecnologia. Nesse contexto, programas televisivos, publicações em redes sociais, induzem o indivíduo pensar que sua vida e corpo é inferior em comparação a dos outros.
Em consequência de tais fatores, doenças psicológicas, físicas ou até mesmo a morte são desencadeadas. Prova disso, é que a depressão é uma das doenças que mais crescem em número de vítimas, segundo a OMS. Outrossim, casos de suicídio ou morte devido a suplementos indevidos e intervenções cirúrgicas desnecessárias são muito frequentes, como aconteceu com o “Ken” humano. Logo, entende-se que conscientizar a população sobre o excesso de preocupação com o corpo é uma urgência.
Fica evidente, portanto, que medidas são necessárias para solucionar o impasse. Para tanto, é dever do Ministério da Saúde realizar campanhas nos meios digitais e televisivos sobre as possíveis consequências de cirurgias sem motivo de doença, além de fiscalizar mais rigorosamente esses procedimentos. Ademais, os estudantes psicologia, nutrição e medicina podem realizar palestras nas instituições de ensino alertando os mais jovens sobre o perigo das influências externas. Por fim, no âmbito familiar, deve haver conversas entre os membros para que qualquer distúrbio neurológico seja notado e tratado de maneira imediata.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018