Título da Redação: Frustrados, porém “Belos”

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Larissa Lucena


O culto ao belo sempre esteve, de diversas formas, ligado à história da evolução da humanidade. Este fato ganhou maiores proporções durante o Renascimento, quando pôde ser observado em obras de grandes artistas da época, como Michelangelo, que retrataram o homem em suas formas ideais para a sociedade do período. Essa ideia modificou-se de uma época para outra. Infelizmente, no atual momento, as consequências enfrentadas por aqueles que tentam se inserir nesse padrão estético tornaram-se cada vez piores.

Esse modelo estereotipado da magreza e do "corpo sarado" ignora a individualidade de cada um a partir do momento em que “prega” um padrão igual para todos, pois inclui os semelhantes e exclui os diferentes a ele. Os excluídos, então, se tornam vítimas de preconceito e, de forma irresponsável, desafiam os limites de seus corpos ao buscar atingir o quanto antes o padrão imposto – geralmente inatingível.

Não obstante, essas pessoas transformam esta busca em uma obsessão, se submetendo ao uso de esteroides anabolizantes, a cirurgias plásticas, “dietas milagrosas” e várias outras substâncias. Contudo, nunca estão totalmente satisfeitos. Essa frustração, em parceria com os procedimentos invasivos a que se submetem, acarretam transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, e psicológicos, como depressão. Lamentavelmente, além destas e outras patologias, há casos frequentes de mortes.

Todavia, as pessoas não devem simplesmente parar de se importar com sua aparência, pelo contrário. As mudanças devem ser realizadas de forma consciente, em prol de seu próprio bem-estar, e não para agradar a sociedade. Nem mesmo deveriam objetivar assemelhar-se com algum famoso ou, até mesmo, bonecos de brinquedo, como o caso do “Ken humano” – brasileiro que assim ficou conhecido após passar por cerca de 90 cirurgias para parecer com o boneco da Mattel.

Portanto, a sociedade que busca ser formada por cópias padronizadas deve rever seus conceitos para que, no futuro, os efeitos prejudiciais causados por ela tenha desaparecido ou, ao menos, amenizados. Para tanto, os pais e as instituições educacionais precisam ensinar às crianças, através de atividades lúdicas, por exemplo, que a aparência não é tudo, embora deva ser cuidada. Além disso, o Estado deve pressionar a mídia para que a mesma realize campanhas de conscientização acerca da perigosa busca pelo "padrão perfeito", afinal, o único padrão a ser seguido é o respeito aos limites do corpo e a si mesmo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018