Título da Redação: Homens em forma

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Hadrien Leite


Relativo ao padrão de beleza masculino imposto pela sociedade atual, podemos destacar tanto aspectos positivos quanto negativos. Se por um lado, o modelo de corpo carrega consigo o apelo a saúde; por outro, a busca inalcançável leva a outros males.
O site BuzzFeed produziu um vídeo disponível no Youtube chamado “Men’s standart beauty around the world” nele, são apresentados diversas figuras masculinas representando o padrão de beleza de cada país. E o que mais destaca foi o representante do Brasil, nele vemos a figura de um homem com traços de pele mais queimada e corpo sarado, esse retrato é o que podemos chamar de “padrão de beleza brasileiro”. Pois, a valorização do corpo está mais comum entre os homens, com a popularização das redes sociais e os meios de comunicação, eles são bombardeados por diversas imagens com corpos esculturais, e buscam em atividades físicas como academia, esteira, correr, para esculpir seus corpos, diminuindo o seu índice de gordura corpórea ao máximo, para que seus músculos fiquem desenhados sobre a pele. Tais atividades promovem uma melhor circulação sanguínea, regula os batimentos cardíacos que aprendem a funcionar com menor intensidade que uma pessoa sedentária, além de relaxar o sistema nervoso central e promover melhorias no ânimo.
Entretanto, a figura do corpo esculpido fica distante se compararmos a quantidade de homens no Brasil que estão na faixa de obesidade. Com isso, esses homens buscam alternativas, usando de medicamentos proibidos, além daqueles que desejam a hipertrofia dos músculos que usam de anabolizantes de cavalos, podendo vir a óbito com o seu excesso, prejudicando a sua saúde e depredando o seu corpo. Também não é raro vermos casos de homens que sofrem de anorexia para promover um emagrecimento rápido. Essas atitudes apenas se agravam com a imposição da figura de atores e modelos em comerciais de TV.
Com isso, percebe-se que não é um problema individual, mas da sociedade atual como um todo. E cabe ao estado por meio da sua função reguladora do bem-estar, investir em conscientização da aceitação, mas sem deixar de investir em promoção de atividades físicas para a obtenção de saúde, além de analisar os comerciais e suas possíveis mensagens perniciosas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018