Título da Redação: Homogenização de aparências

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Hector Gabriel


A existência de um padrão de beleza não é uma exclusividade do século XXI, já que, mesmo que com suas particularidades, todos os outros mantinham uma. No atual cenário, entretanto, a humanidade parece ter chegado ao ápice da ignorância, uma vez que a pressão social faz homens e mulheres se submeterem a processos degradantes, na visão de alcançar o modelo ideal. Esse culto à beleza é o que degrada fisicamente e psicologicamente aqueles indivíduos que não querem ser excluídos por uma sociedade alienada.
Essa alienação é exercida principalmente pela mídia, que lança e espalha conceitos, através de telenovelas, séries e publicidades. Isso tem efetivado a homogenização da aparência das pessoas, visto que esses meios tem um grande alcance e detêm um grande poder coercitivo.
Nessa busca pela integração estética, a indústria química tem ampliado seu mercado consumidor e se empenha ainda mais em desenvolver "produtos milagrosos". O problema, todavia, ocorre quando esse negócio ultrapassa a legalidade e oferece substâncias ilegais aos consumidores, eles que na busca por resultados mais precisos, acabam por se subordinar a tais mercadorias. Elas são representadas principalmente pelos anabolizantes, esses que podem implicar em severas inflamações nos músculos, podem causar insuficiência renal ou até mesmo parada cardíaca.
Além disso, muitas jovens se inspiram em grandes celebridades e iniciam rigorosos processos para alcançar o corpo ideal. Isso desencadeia em doenças físicas e psicológicas, coo por exemplo anorexia e bulimia, distúrbios alimentares que causam excessiva perda de peso, mas que ainda assim faz a pessoa ter a sensação de estar acima do peso. Isso faz com que o indivíduo tenha de passar por exaustivos procedimentos de reeducação e aceitação pessoal, e, nos casos mais graves, leva a morte.
Diante disso, percebe-se como certos conceitos sociais precisam ser desconstruídos. Necessita-se, portanto, de uma maior diversificação de personagens, personalidade e aparências nos principais meios de entretenimento visual, cabe, então, ao criadores de conteúdo uma maior sensibilização a tal temática. A indústria química também precisa de ser melhor regularizada, sendo de responsabilidade da ANVISA esse aumento na rigorosidade, na qual se restringiria mais a comercialização e produção de alguns produtos. Desse modo se dará um passo na busca pela "desomogeneização" da beleza.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018