Título da Redação: Imposição

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Flávia Andrade


O conceito de beleza é relativo. Esse pode ser definido de modo individual ou coletivo. No segundo caso, é criado um padrão que será julgado pela sociedade como um todo muitas vezes de forma discriminatória, causando inúmeros problemas psicológicos e uma tendência a um condicionamento de medidas para atingir o modelo ideal imposto.
O padrão de beleza implantada por um corpo social não é constante. Ao longo dos séculos, a cultura e contexto histórico influenciaram para a exigência de vários arquétipos. O maior marco de mudanças desse foi durante o século XX. Nesse, mulheres usaram desde roupas longas, cabelos presos e curtos e vangloriaram homens viris; até a diminuição do comprimento das vestes femininas, o desejo pelo corpo esguio e a valorização de um homem mais inteligente, abandonando em parte, a masculinidade.
Todavia, apesar das alterações culturais parecerem naturais, elas sofrem um processo de manipulação pela mídia. Esse meio de comunicação que ganhou força durante os séculos XX e XXI passou a controlar como as pessoas devem vestir-se e comportar-se. E por isso, a alteração do padrão de beleza do final do século XX não pode ser considerada saudável, apesar de parece mais liberador, principalmente para mulheres. Os motivos principais são o machismo e as normas impostas. No primeiro caso, as mulheres precisam ser femininas, possuir um corpo magro e ao mesmo tempo ter peito e bunda, garantindo um entretenimento visual para os homens machistas. No segundo, as pessoas que não se encaixam no padrão, sofrem uma pressão social para mudar através de uma série de discriminações e preconceitos. E assim, muitas não aguentam a opressão e acabam tendo problemas psicológicos ou se sujeitam a mudar drasticamente perdendo sua identidade.
Dessa forma, é possível concluir que o padrão de beleza é artificial e lesivo. Entretanto, combater os males é realizável. Em primeiro lugar, o governo deve limitar a emissão de propagandas que insinuam uma norma de beleza na televisão. Em segundo lugar, nas escolas deve ter um esclarecimento acerca de identidade, amor próprio e preconceito com os alunos para conscientizá-los. E em terceiro lugar, o meio midiático deve comprometer em não reproduzir modelos de beleza e aplicar maior diversidades culturais nos programas televisivos e forma natural e benéfica.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018