É inegável que desde a pré-história existe uma preferencia estética, que fora tendo transformações com o passar do tempo. Entretanto, com o desenvolvimento dos meios de comunicação, se tornou mais determinante seguir tal modelo que a sociedade impõe.
A influencia da mídia e da sociedade faz com que a busca pela beleza seja incessante e inatingivel, e consequentemente acaba provocando insatisfação nos indivíduos que buscam por meios de produtos, como maquiagens e remédios, e cirurgias,muitas vezes arriscadas, chegar a tal estética e com isso a industria da beleza lucra cotidianamente. Além disso, muitas pessoas-principalmente do sexo feminino que são influenciadas desde criança a cuidar da beleza- chegam a sofrer com distúrbios alimentares e depressão.
Embora exista pessoas que buscam de muitas maneiras alcançar o padrão e nunca se satisfazem, ainda resta pessoas que não conseguem se encaixar nesse modelo e acabam sendo frustadas como as outras, pois acabam sofrendo preconceitos e rejeições na sociedade, que ás vezes chega ao ponto de serem impendidas de frequentarem lugares, principalmente algumas baladas, que selecionam tipos de pessoas que podem frequentar.
Como visto, as consequências são prejudiciais á saúde física e psicológica dos indivíduos. Portanto, será fundamental a mídia transformar esses padrões, como expor e aumentar a quantidade de modelos de diferentes estéticas na industria da moda, e a sociedade em conjunto com as escolas fazer campanhas sobre preconceitos e valorização da diversidade da beleza, expondo que padrões são apenas construções sociais.