Título da Redação: Indeferida beleza miscigenada

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gabriela Castro


A cultura em volta da aparência é enfatizada há tempos. Ainda na Grécia antiga, a busca pelo belo e perfeito era exacerbada; em Esparta, o radicalismo chegava ao ponto de serem mortos os recém nascidos deficientes. Hoje, porém, a vontade obssessiva de se enquadrar nos padrões de beleza leva os brasileiros a se prejudicarem econômica, física e psicologicamente.
De início, observam-se os gastos exagerados, que variam de produtos cosméticos a cirurgias plásticas. Com o avanço da tecnologia, as técnicas de embelezamento e suas promessas se tornam cada vez mais cativantes, o que pode levar a um consumo carente de preocupação com preços e problemas financeiros a partir disso.
Além disso, são notáveis também os efeitos à mente. Agravada pelas inúmeras propagandas de corpos considerados perfeitos, a autoestima de muitos devido ao descontentamento com suas imagens é abalada; o que pode desencadear doenças de quadros depressivos e alimentares, perda de libido e transtornos obessessivos. Com isso, são notadas mudanças de personalidade, de rotina e de costumes para obter aceitação externa.
Em suma, apesar do enquadramento em grupos ser uma necessidade humana, a imposição de padrões deve cessar. Para isso, um bom começo seria o investimento de ONGs na conscientização sobre a relatividade da beleza e apoio psicológico gratuito proveniente de cada estado. Assim, o brasileiro poderá começar a inverter esse paradigma da idealização de sua beleza e assumir suas características singulares que dão ao Brasil o título de país da miscigenação


Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018