Título da Redação: Inversão de valores

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Ana Luísa Rasch


Desde a formação das primeiras civilizações humanas, os padrões de beleza são quesitos de peso na hierarquização de pessoas. Tal ideologia - sustentada por padrões geográficos, culturais e temporais - é precursora da chamada ditadura da beleza.
No contexto atual, pessoas sofrem psiquicamente por não conseguirem adequar-se aos padrões de beleza impostos pela sociedade e pela mídia. A falta de condições financeiras para promover intervenção médica, cirúrgica, nutricional ou estética, faz com que homens e mulheres sintam-se excluídos, marginalizados e ridicularizados. É o que acontece com inúmeras mulheres brasileiras consideradas “acima do peso”, por exemplo. Essa insatisfação pessoal serve de combustível para a indústria da beleza. Dado que promove a compra de produtos, medicamentos e serviços de alto custo, como: implante de silicone e lipoaspiração.
O público alvo da mídia são os adolescentes, e por motivos óbvios. É nessa fase da vida que surge o sentimento de necessidade de aceitação social. Os jovens buscam ser desejados e queridos por todos, por este motivo, consomem novos produtos e aderem aos padrões estético-corporais imposto pela sociedade.
Em consequência tem-se o agravamento do uso de métodos não saudáveis, tais como utilização de esteroides e a má alimentação. Essa, relaciona-se diretamente com os distúrbios alimentares, podendo acarretar em doenças como anorexia e bulimia.
Enquanto a insatisfação em relação ao corpo permanece, o corpo idealizado continua mudando. Ao passo que as pessoas buscam, inconsequentes, encaixar-se. É preciso resgatar valores. Orientar as pessoas de que viver plenamente vai muito além de ter. Viver é ser em essência, pensar, refletir, é usufruir da liberdade de não ter que ser igual aos outros.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018