Título da Redação: Liberte se dos padrões

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Padrão é uma palavra que se refere a uma sequência de fatos ou coisas que sejam iguais em indeterminados maneiras, seguindo certo alguém que a impôs. Na sociedade contemporânea, especificamente na área da estética, é possível perceber essa ideia através de jovens ligados a ela, na qual esbanjam estilos e demonstram estar atentos ao mundo da moda através da mídia. Mas ao analisar o estilo deles, nota se a falta de personalidade e felicidade no olhar, pois se submetem a etapas desconfortáveis para chegar ao que é imposto.
Foi a partir da era capitalista que a padronização começou a se espalhar, sendo a Mídia, grande difusora dessa visão, de mulheres magras, bonitas, vestidas com marcas e acessórios; em ambientes como filmes, propagandas, revistas e outros. Esse modelo físico influencia facilmente os adolescentes principalmente as meninas, que buscam o corpo perfeito para obter ascensão social. Então, estar atento a esses critérios para elas é fundamental, de modo que sintam se dentro da sociedade e blindados de julgamento alheio, fazendo qualquer coisa para alcançar tal modelo. Se tornando “escravas da beleza” como diz o escritor Augusto Cury.
Desse modo, essas jovens passam a não se alimentarem, causando doenças como anorexia e bulimia, além de cirurgias plásticas, e submissão a marcas de roupas e afins. São processos maléficos tanto para eles que perdem a essência de quem são e do que realmente importa, como para os pais, que assistem de perto e quase não conseguem ajudar a sair desse mundo. A perda de identidade se deve primeiramente a não se aceitar do jeito que é, depois, a olhar para o corpo e esquecer dos sentimentos, daquilo que realmente importa.
Por fim, as meninas acabam sendo as mais atingidas pelo padrão de beleza imposto pela mídia, por estarem vulneráveis psicologicamente por causa da adolescência e prontas para ascender socialmente. O que poderia ser feito para mudar esse cenário seria primeiramente o dialogo dos pais com os filhos sobre os indivíduos e suas particularidades, aceitação, mundo capitalista, e outras que envolvam esse assunto. Em segundo lugar, ficaria a parte do mundo da moda, através de agências de modelo, para que investissem em campanhas de auto aceitação, com jovens totalmente diversificados e felizes do modo que são, debatendo sobre o tema e dando o exemplo para que o mundo jovem se torne livre de padrões e felizes do modo que são.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018