Título da Redação: Mídia: a Ditadura da Beleza

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por Laura Teixeira


É fato que padrões de beleza sempre existiram e mudaram com o passar do tempo. Na sociedade contemporânea há, como nunca visto antes, a incessante busca pelo corpo perfeito, graças ao poder midiático e que traz enormes consequência a quem se propõe a alcançá-lo. Para entender melhor este fenômeno precisa-se analisar suas causas e consequências.
Na Grécia Antiga, o corpo masculino grande, forte e saudável era disseminado pela arte, como em vasos que representavam os Jogos Olímpicos. Mais tarde, no Renascimento, o corpo farto da mulher era sinônimo de fertilidade e assim pintado em telas, como a de Sandro Botticelli, "O Nascimento de Vênus". Hoje, com a tecnologia, a mídia é a principal causa e o meio distribuidor do modelo de corpo perfeito. Diariamente a sociedade é bombardeada por fotos de pessoas esteticamente perfeitas, para estimular a adesão a esse padrão. Seja em propagandas, revistas, novelas, filmes e até em letras de música, em que há a apologia ao corpo feminino esmerado, todos os canais de comunicação distribuem a padronização do corpo, tanto feminino quanto masculino, e, pelo poder das tecnologias atuais, esse espalhamento é muito maior. Quem se beneficia com isso é a indústria estética, que vende dietas, remédios, exercícios, tratamentos e cirurgias que prometem proporcionar o físico ideal.
Assim, há uma série de consequências ligadas à busca do padrão. Os problemas físicos podem ser relacionados às dietas e aos remédios que podem causar gastrite, por deixar o estômago vazio constantemente. Há também a possibilidade de se desenvolver úlceras que podem levar ao câncer. Já o uso abusivo de tratamentos e cirurgias estéticas podem destruir o corpo de uma pessoa, como o que aconteceu com Andressa Urach, pelo uso exagerado de hidrogel. Os problemas também podem ser psicológicos, como a bulimia (nutrição excessiva seguida de arrependimento) e a anorexia (falta de ingestão de alimentos). Ambas podem causar profunda depressão.
Desta forma, visto o mal que o padrão de beleza, na sociedade contemporânea, pode causar, mudanças são necessárias. A mídia deve reverter esse quadro, criando propagandas que mostrem a diversidade estética e que promovam a auto-aceitação. Nas escolas e em casa, os professores e os pais devem ensinar os pequenos a terem saúde sem se preocupar com padrões. Assim, o futuro poderá ser melhor, com pessoas sadias e felizes com o seu corpo, independente de como ele for.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018