Título da Redação: Mídia repetitiva, aceitação prejudicial

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Jô Binda


A mídia é logicamente um dos fatores que mais influenciam o modo de vestir, o modo de se portar e o modo, principalmente, de ser. Capas de revistas mostrando mulheres lindas, com um corpo maravilhoso, e passando a mensagem para as leitoras: isso é bonito, o seu “físico diferente” não é.
O mundo está cansado de saber como as “demonstrações” da beleza ideal influenciam alguém mais vulnerável. Basta uma simples frase, um simples comentário, e tudo pode mudar: bulimia, anorexia e outros problemas de vida inteira podem ser causados por palavras inocentes que saíram sem ser pensadas. Além da atenção ao que é dito, é preciso dar atenção ao que é ouvido: não somos seres humanos nascidos apenas para alimentar o que os outros pensam e suas críticas pejorativas, somos seres humanos nascidos para sermos o que somos, com mais peso sobre a balança ou menos.
Somos eternos servidores dessa escravidão indefinível e infinita, que, pelo visto, atinge cada vez mais os povos, independente de suas crenças. O magro (mas não tão magro, o magro encorpado) é o certo, e só. É lógico que isso é um padrão exaustivo, mas é o que temos. Ir contra isso é com certeza muito bom, principalmente porque se sobressair no meio de tanta alienação e manipulação é extremamente raro. A ditadura da beleza existe, é mais do que óbvio, e a gente aceita ela como se alterasse algo em termos de caráter e integridade.
A proposta de intervenção se dá através campanhas de conscientização, e, é claro, na diminuição do sensacionalismo, embora isso esteja tão firmado na sociedade que é difícil quebrar também esse padrão. Como não podemos alterar essa parte do contexto, tentamos, pelo menos, passar mensagens positivas que, mesmo que sejam consideradas clichês, em algum momento, se tornarão válidas e modificarão o que está na cabeça também do ser humano.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018