Título da Redação: Modelos Impostos

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por Mitose


A busca pela perfeição da forma, a exaltação da beleza humana e o aprimoramento do ser humano são características marcantes do movimento renascentista. Essas, por sua vez, são facilmente percebidas nos dias de hoje, uma vez que a insatisfação pessoal com a própria imagem, atrelada ao ideal de beleza imposto pela mídia e pela sociedade, gera uma procura exagerada pela perfeição do corpo. Entretanto, esses modelos de beleza são inatingíveis e só trazem danos físicos e psicológicos para os envolvidos.
Em um primeiro plano, é válido ressaltar os efeitos físicos provocados por esse problema. São cada vez maiores os números de procedimentos cirúrgicos que visam melhorar alguma parte do corpo, que muitas vezes são pequenos detalhes, e mesmo assim, mulheres e homens arriscam-se para obter esses resultados. Recentemente, a modelo Andressa Urach passou por complicações após submeter-se a uma cirugia de preenchimento das cochas. Além disso, os anabolizantes e os exageros na malhação causam dores e lesões aos seus usuários.
Como consequência psicologica, os distúrbios alimentares são bastante recorrentes, principalmente, em jovens garotas. A anorexia e bulimia são exemplos desses distúrbios que afetam o Psicológico do individuo. Jejuns prolongados, vômitos forçados, usos de laxantes e diuréticos são comportamentos comuns que essas doenças causam. Ainda, o isolamento das pessoas que não se consideram como parte da sociedade por conta da sua imagem corporal, é outro fator provocado por esse culto exagerado do corpo.
Fica evidente, portanto, que em uma sociedade de consumo que “vende” modelos e criam estereótipos de beleza, é natural que ocorra consequências para as pessoas. Primeiramente, é viável que as escolas debatam esses questionamentos por meio de palestras e discussões, para que o individuo cresça e tenha consciência dos seus atos quanto a esse assunto. A mídia como formadora de opinião e incentivadora desse problema, pode alertar a população, através de propagandas publicitarias, sobre os reais efeitos desses exageros. O governo pode incentivar, por meio de verbas, desfiles de moda com modelos “Plus Size” para que as pessoas acima do peso não se sintam excluídas e para quebrar esse estereotipo de um único padrão estético.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018