Título da Redação: Mudando a forma de conhecer

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Laise Farias


O estigma corporal na contemporaneidade deriva basicamente de um padrão imposto pela sociedade. Esses padrões são definidos pela propaganda na televisão e em revistas. Assim, com uma sociedade capitalista jogam informações de forma com que a mulher esqueça sua individualidade e a natureza da beleza. nesse contexto, é válido analisar as causas e as consequências de um estereótipo imposto pela sociedade quanto físicas ou psicológicas.
Observa-se de, início, que certas pessoas estão se submetendo a qualquer tipo de esforços para conquistar o corpo ideal. Isso ocorre pelo fato de que a mídia criou uma indústria corporal, que enaltece imagens e padroniza o tipo de corpo ideal nos tornando escravos do próprio corpo nas academias ou com dietas. Diante disso, na arte da Pré-História as figuras femininas não tinham padrões de beleza se comparando com as mulheres do século XXI. Assim, 38,5% das mulheres se sentem influenciadas pela mídia e passam a utilizar procedimentos cirúrgicos em busca do corpo ideal.
É válido, pontuar, que é fundamental o equilíbrio em busca do corpo ideal e do que a mídia nos oferece. Isso porque muitas pessoas fazem de tudo para alcançar a perfeição, gerando consequências psicológicas dando margem ao isolamento social. Assim, esse isolamento corrompe a interação entre indivíduos, vai de encontro à Filosofia da Condição Humana, segundo o qual o homem é um ser bio-sócio-cultural, que necessita estabelecer relações com seus semelhantes, a fim de produzir cultura como forma de identidade.
Fica claro, portanto, que os efeitos negativos dos padrões estéticos sugerem uma otimização do uso da mídia. Nesse sentido, é necessário que o Estado vete as publicações voltadas exclusivamente á padronização de beleza, dando preferências ás propagandas que apresentem uma perspectiva educacional, ainda que sutil, e estimule essa prática para empresas privadas, oferecendo-as, por exemplo, redução do pagamento de tributos. Assim, é necessário a modificação da mente da sociedade, já que, segundo Aristóteles: "Somente mudando a forma de conhecer, o homem muda a forma de agir".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018