Título da Redação: Não adianta maquiar.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por PP


A existência de um padrão de beleza não é uma exclusividade da atual sociedade. Na Pré-História, o corpo estava diretamente relacionado à fertilidade. de modo que o ideal de beleza passava longe da magreza. Durante o Renascimento, a deus Vênus e suas ninfas tornaram-se o padrão de beleza: cabelo longos, formas roliças e voluptuosas, com a semi-nudez em destaque. Atualmente, esse protótipo, está associado com a altura, magreza e cabelos dourados. O certo é que,a indústria da beleza e a mídia, têm exercido um forte papel de incentivador em busca do corpo perfeito.
Na ecologia, a competição é uma relação desarmônica, em que uma espécie se beneficia em detrimento da outra. De maneira análoga, assim ocorre no mundo das grandes empresas, que disputam entre si a opção do consumidor, E este, sofre as consequências. A indústria da beleza, com o intuito de faturar cada vez mais, oferece a sociedade, "produtos milagrosos" como: pílulas, skakes e medicamentos que prometem um resultado rápido e eficaz.
Segundo John Locke: "A mente humana é uma tábula rasa".Tal afirmativa defende o fato que homem é facilmente influenciado. A mídia, estabelece um papel persuasivo para com a sociedade, através das telenovelas, séries e outras programas. Ao apresentarem para o telespectador, personagens que ao seguirem os padrões de beleza, tem como benefícios: Poder, fama, respeito e outras vantagens. Sem dúvida, os meios de comunicação muitas vezes, exercem uma conduta extremamente negativa sobre a sociedade.
Esse problema, origina em várias consequências. A busca pelo corpo perfeito, pode resultar em um corpo imperfeito, Pois, a procura por "produtos milagrosos", a beleza qualquer custo faz com que algumas pessoas consumam anabolizantes, que podem provocar perdas de membros do corpo ou até a morte. Vale ressaltar, que a sociedade fica estratificada em dois grupos: padronizados e não padronizados, sendo que o segundo grupo pode desenvolver casos de profunda depressão, ao sentirem-se excluídos pela sociedade. Essas consequências evidenciam a gravidade do padrão de beleza.
A indústria da beleza e a mídia tem contribuído para a homogeneização da beleza. Para reverter esse quadro, é necessário que o Ministério da Justiça proíba qualquer veiculação na mídia que valorize um padrão de beleza em detrimento de outro. É de fundamental importância que a ANVISA( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fiscalize de forma eficiente os produtos comercializados. O papel da escola é de grande importância para o ensino do consumo consciente em relação ao uso de produtos e sobre o real valor da beleza, que é a diversidade, Ações como essas, irão ser de grande eficácia para a construção de uma sociedade "linda, bela", de valores e diversidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018