Título da Redação: Não é fundamental

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por I.Ruan


Ir à academia todos os dias. Fazer uso de dietas mirabolantes. Usar suplementos de forma inadequada. Fazer cirurgias arriscadas. Esses são alguns exemplos de atitudes para alcançar a beleza que tem tomado força no século XXI. Isso acontece devido a pensamentos como o de Vinicius de Moraes, que afirmam que a beleza é fundamental e são baseados nos padrões impostos pela sociedade. Infelizmente, esse tipo de prática raramente traz apenas resultados positivos (Como, por exemplo, melhorar a saúde), na maioria dos casos, traz prejuízos irreparáveis.
Em primeiro lugar, devemos avaliar os danos na sociedade em geral. Os padrões estéticos - que são definidos pela indústria cultural e disseminados pela mídia - segregam a sociedade em dois grandes grupos, o dos belos e dos "diferentes". Isso, por sua vez, gera no segundo grupo um grande desejo por pertencimento. O problema dessa situação são os casos que fogem ao controle, e o individuo acaba ferindo gravemente seu corpo. Um exemplo claro é o caso da brasileira Andressa Urach – Vice Miss Bumbum – que teve sérios problemas ao fazer aplicações de hidrogel.
Além disso, os padrões estéticos não respeitam biótipos. Percebesse isso quando analisamos a sociedade brasileira, que embora seja formada por uma ampla diversidade, propaga um modelo rígido do que é "realmente" belo. Consequentemente, a sociedade em geral percebe um crescimento no número de vitimas da depressão, doença que de acordo com a OMS se tornará muito comum nos próximos anos. E que em alguns casos incapacita o indivíduo o levando até a cometer suicídio.
Fica claro, portanto, que a sociedade deve agir para acabar com os padrões de beleza que oprimem a população. Para isso, o Estado deve agir rapidamente, de forma ativa, através de leis e aplicações de multas, para coibir ações midiáticas que incentivem à busca exacerbada por padrões estéticos utópicos. As ONGs, por sua vez, também podem ajudar, desenvolvendo em médio prazo o pensamento de que a saúde vale mais que a beleza. Somente após essas atitudes poderemos viver em uma sociedade que não coage as pessoas a tomarem decisões - frívolas - que trarão prejuízos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018