Título da Redação: Narcisos contemporâneos

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


De acordo com a mitologia grega, a vaidade e o culto à imagem própria custaram a vida de Narciso, herói famoso por sua beleza. Tal qual a figura mitológica, o homem contemporâneo torna-se, cada vez mais, vítima da supervalorização da aparência. Acerca disso, é necessário avaliar as raízes e os meandros dessa questão, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade.
Em primeiro plano, deve-se ressaltar que a mídia atua como principal fomentadora dessa realidade. Isso acontece porque, aliada à indústria de consumo, essa é responsável pela construção e divulgação de padrões estéticos por meio de mecanismos persuasivos, que ligam intimamente o corpo ideal à felicidade plena e ascensão social. Assim, modelos inatingíveis de perfeição são aceitos e almejados pela sociedade, a qual se torna, inconscientemente, subjugada a um verdadeiro cenário ditatorial de beleza.
Dentro desse panorama, percebe-se uma segregação da população em dois grupos: os padronizados e os não-padronizados. Os primeiros, que buscam se enquadrar nos perfis estipulados, acabam, muitas vezes, se submetendo aos mais variados procedimentos, como dietas radicais e cirurgias plásticas, para alcançarem seus objetivos. Essa conduta, quando feita de forma desmedida, pode dar origem a problemas físicos e psicológicos, tais quais distúrbios alimentares, ansiedade, depressão e até a morte. Já os últimos, por optarem pela autenticidade e não seguimento dos modelos impostos, geralmente viram vítimas de preconceito e exclusão social, o que é observado já na infância, haja vista os vários casos de práticas de bullying nas escolas.
Nota-se, portanto, que a dominação dos padrões de beleza é fruto de uma forte influência midiática e afeta os grupos sociais de formas diferentes, mas igualmente negativas. Assim, o modo mais eficaz de quebrar esse paradigma é por meio da conscientização e instrução. Nesse sentido, é necessário que haja uma parceria das Secretarias Municipais de Educação e Saúde para criação de fóruns abertos que ofereçam palestras com sociólogos e psicólogos, a fim de incentivar o reconhecimento e a aceitação própria, promovendo a ruptura dos arquétipos impostos. O mesmo deve ser trabalhado desde cedo com as crianças, tanto pelas escolas -com atividades e debates- quanto pela família -com o diálogo- de modo que também seja ressaltada a importância da essência do indivíduo, em detrimento da aparência. Dessa forma, os Narcisos contemporâneos deixarão, enfim, de existir.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018