Título da Redação: O belo e o tempo

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Gabriela Gaia


O quadro renascentista ‘’Nascimento de Vênus’’ de Botticelli retrata formas e curvas femininas do que, naquela época, seria considerado o corpo ideal. Paralelamente, vê-se na sociedade atual uma mudança desse padrão de beleza, o qual, para ser alcançado, muitas vezes, coloca em risco a saúde e a vida de vários indivíduos.
Se durante o Renascimento a estética corporal predominante e valorizada era aquela em que a mulher apresentava curvas pronunciadas, atualmente a beleza exaltada é aquela que preconiza a magreza extrema e a hipertrofia muscular. É a partir desta conjuntura, que muitos homens e mulheres recorrem á dietas radicais e exercícios físicos exagerados para alcançarem o ‘’corpo perfeito’’ imposto pelas mídias sociais.
Contudo, a mudança na rotina e alimentação não é a única forma de atingir as medidas perfeitas. Prova cabal disso, é o elevado numero de pessoas que recorrem á cirurgias plásticas para se encaixarem no padrão atual. Entre estes procedimentos, estão o aumento dos seios através de próteses de silicone e a redução de medidas corporais pela lipoaspiração.
No entanto, esses fatores conjugados revelam algumas consequências que emergem dessa situação. Entre elas, estão algumas patogenias que surgem em função de dietas com extrema restrição alimentar como, por exemplo, a Diabetes Mellitus tipo 2. Outra característica peculiar consiste em resultados indesejáveis obtidos por meio de procedimentos cirúrgicos, como a rejeição do próprio organismo as próteses não orgânicas e até mesmo o óbito do paciente, uma vez que uma cirurgia envolve diversos riscos.
Diante dos fatos mencionados, fica patente que o conceito do que é bonito ou feio tem sofrido grandes alterações ao longo da história humana, e, atualmente, a divulgação desses padrões atinge um sem número de pessoas através das mídias sociais. Deste modo, nota-se que, na maioria das vezes, o risco para alcançar esse ideal é maior do que o beneficio obtido. Sendo assim, a solução para essa questão se encontra em uma via de duas mãos: primeiro, medidas governamentais devem ser tomadas com relação á imposição midiática dos padrões de beleza, e, segundo é necessário o desenvolvimento de uma consciência coletiva de que o padrão de beleza atual não se dá pelos quilos a menos, mas sim pela saúde física e mental, consciência essa que poderia ser divulgada pelos próprios meios de comunicação que hoje incitam o a ‘’beleza ideal’’.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018