Título da Redação: O belo em função do consumo

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por Paula Melo


Desde a Grécia antiga, os conceitos de beleza vêm sendo discutidos e transformados de acordo com a perspectiva e o interesse histórico de cada momento. No início do século XX o capitalismo patriarcal impôs, através do consumismo, novos padrões estéticos e sociais às mulheres, intensificando a objetificação feminina com intuito de servir ao homem.
Antes da invenção das lâminas depilatórias, o pelo pubiano era visto como parte da beleza feminina. Após as lâminas, a mídia criou no imaginário popular a associação do pelo feminino à falta de higiene, provocando uma drástica mudança na vida das mulheres, que agora, precisavam se livrar de algo que era inerente a seus corpos. O serviço da mídia como publicitária do consumismo, aumentou e reforçou estereótipos de padrões de beleza cada vez mais inatingíveis. Assim, os consumidores viveriam sempre insatisfeitos com seus corpos e portanto, comprariam cada vez mais.
O resultado disso foi o surgimento de uma sociedade fútil e doente, preocupada apenas com a aparência. Como a maioria das pessoas não se encaixam nos padrões surgem as pessoas transtornadas psicologicamente. Esses transtornos, por sua vez, assumem a forma de distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia.
A resolução para o problema gerado por uma imposição social é o desprendimento popular com os conceitos impostos e a valorização das diferenças. O papel midiático é crucial nessa desconstrução, uma vez que é a mídia a reguladora estética mundial. Além disso, o problema deve ser abordados nas escolas, já que o Brasil é um país com pluralidade estética notável, tornando-se imprescindível que o conceito de beleza seja também mais plural e menos excludente, deixando de servir ao consumismo e passando a servir ao consumidor real.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018