Título da Redação: O conceito de beleza precisa ser reavaliado

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


A busca pelo “corpo perfeito” é uma constante na vida de muitas pessoas, principalmente, as meninas. Tais padrões estéticos são, muitas vezes, ditados pela mídia. No entanto, em uma sociedade de consumo que “vende” modelos inatingíveis de perfeição, é natural que ocorram danos – físicos e psicológicos – aos nela inseridos.
É necessário, primeiramente, entender os impactos dessa indústria da beleza no corpo de muitas mulheres e, por conseguinte, na saúde, podendo em alguns casos até levar à morte. Para ser aceita na sociedade, várias se submetem a regimes cruéis, no qual abdicam da alimentação. Consequentemente, essas, por mais que consigam perder peso, não atingem seus objetivos, uma vez que os desfiles, novelas, propagandas têm mostrado que para ser aceito na sociedade deve ser magra e vestir manequim 36. Assim sendo, essa busca constante pelo inatingível, pode levar a uma condição irreversível.
Além disso, é essencial conhecer os efeitos que tais padrões causam na autoestima das pessoas. Normalmente, tudo começa com um regime, no qual a pessoa reduz o volume das refeições ou seleciona apenas alguns tipos de alimentos. Posteriormente, quando tais atitudes não geram efeitos imediatos, recorrem às cirurgias para inserção de silicone ou para a redução de gorduras, o que eleva os riscos e excessos, como o que ocorreu com a modelo brasileira Andressa Urach. Por conseguinte, essa guerra contra o espelho, gera uma auto rejeição terrível, levando alguns a se isolar da sociedade.
Fica claro, portanto, que a sociedade contemporânea estabelece, principalmente, por meio da mídia, modelos enigmáticos. Dessa forma, é primordial que o governo, com o auxílio de ONGs, pressione a mídia, por meio da criação de leis que regule o conteúdo veiculo na imprensa, de modo que essa reavalie o conceito de beleza. Urge à escola, como local de formação, por intermédio de palestras, durante aulas de biologia, sociologia, entre outras disciplinas, proporcione discussões sobre essa problemática. Somado a isso, é importante que a família converse com os adolescentes, uma vez que a existência que diversidade entre pessoas é natural das populações biológicas e, com o ser humano, não seria diferente.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018