Título da Redação: O corpo a ser consumido

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Yuri Nascimento


O corpo. A orelha. O nariz. A boca. O malefício. Essas frases estão ardumente no cotidiano das pessoas que se submetem a uma ideologia, deveras fantasiada, a cerca da beleza, e, constantemente difundida nos meios de comunicação. O corpo ganha um significado "mercadológico": vender uma imagem, mesmo que inatingível, em detrimento dos efeitos nocivos ao ser.
A priori, o conceito de beleza que se tem hoje é o conceito, segundo alguns historiadores, de beleza instituído na Grécia Antiga, ao qual pregavam a perfeição corporal como um ato de adoração aos deuses. Na hodiernidade essa perspectiva foi, por vezes, deturpada e levada ao extremo. Nesse âmbito, o corpo adquire destaque quando passa a ter um papel social. O corpo que você usa denotará uma ideia de sucesso econômico, além de ser um "passaporte" de inclusão social na socidade.
Por conseguinte, o Brasil é, atualmente, o país com maior número de cirurgias plásticas conforme a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética. Esse dado abaliza substancialmente a ideia que se tem no Brasil em relação a beleza que é baseada na insatisfação do corpo que se tem, do nariz que se tem, da orelha que se tem. Nesse contexto, temos a mídia como a grande bússula que aponta o que é belo, o corpo que deve ser consumido, os padrões a serem seguidos mesmo que eles sejam inatingíveis. Como consequência a isso temos um aumento nos casos de doenças como a depressão, a bulimia, a anorexia ou até mesmo nos casos de suicídios.
Portante, diante do que foi exposto, temos como atores nesse cenário que é a sociedade, o governo que, além de regulamentar a mídia no cerne das campanhas sobre o assunto em questão, deve criar disciplinas escolares que ensinem a diversidade de beleza existente nas variadas culturas, além da própria família que tem como dever alertar sobre a errônea e pejorativa ideia de perfeição corporal e beleza veiculado e a ser seguido na sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018