Título da Redação: O desafio do espelho de Narciso no século XXI

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Letícia Amaral


''Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonito do que eu?'' Dependendo da época, a resposta para essa pergunta pode variar. Os padrões de beleza já sofreram constantes mudanças ao longo dos anos. No entanto, no mundo mundo moderno, a busca pela perfeição, difundida pela mídia e pela própria sociedade, é algo inatingível. Diante de dietas malucas e bisturis, cabe discutir os danos causados por essa obsessão.
A imagem de corpo perfeito é vendida diariamente pelos meios de comunicação. Mulheres e homens sarados são encontrados nas capas das revistas como modelo de beleza ideal. Porém, esse padrão é irreal e por isso se obtém uma sociedade frustrada, depressiva e podendo ter também distúrbios alimentares. Com isso desenvolve-se um sentimento de não aceitação por estarem de fora do esteriótipo estabelecido.
Para a maioria, o corpo humano se tornou uma massinha de modelar. O culto à estética vai além do limite corporal do homem, e esse muitas vezes corre riscos para ser bem visto pelo outro. Tanto cirurgias quanto tratamentos podem ser muito perigosos e até levar à morte. Casos como de Andressa Urach e do ''Ken humano'' brasileiro, que submeteram-se à cirurgias para fins estético corporais, confirmam tais perigos.
Diante de um mundo capitalista, o consumismo exagerado tornou-se natural. O incentivo à compra de produtos de beleza é persistente e o poderoso marketing sabe bem como persuadir o público. Por isso, a mídia, como propagadora desse sistema, é muito influente e faz deste paradigma fácil de ser aceito pela sociedade.
Desse modo, é preciso ter cautela quanto ao conceito de beleza que nos é imposto. Primeiramente, o indivíduo precisa se amar e ser mais crítico, colocando um limite nessa visão individualista de beleza. Os agentes sociais também são fundamentais. A escola e a família devem trabalhar com a pluralidade do ser humano e debater sobre elas. As ONG's devem pressionar a mídia para que haja uma mudança de postura na divulgação dos ideais de beleza, Talvez assim, a aparência física deixe de ser uma preocupação e o mundo do espelho de Narciso não seja um problema para o homem.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018