Título da Redação: O doce veneno da vaidade

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por vic


O escritor dramaturgo Bernard Shaw ponderava que a vida era muito curta para refletíssemos a respeito de fatos que não fossem realmente significativos, e poucos assuntos são, hodiernamente, mais relevantes que a discussão acerca dos padrões de beleza impostos à sociedade do século XXI. Isso faz fomentar um debate contínuo. Acreditar pois, que esse culto descomedido ao corpo não trará agudas consequências para o meio social, é pensar leviana e negligentemente.
Os protótipos de estruturas físicas perfeitas são impostos rotineiramente em todos os lugares, e fazem de homens, mulheres e até mesmo adolescentes verdadeiros escravos da indústria da beleza e da sua própria vida, uma vez que a busca por um padrão inatingível de beleza destrói a autoestima e provoca uma verdadeira guerra contra o espelho e contra a balança. Essa caçada incessante acaba por, muitas vezes, exigir muito mais do que o corpo humano pode aguentar, comprometendo assim, não só a saúde mental desses indivíduos, mas também pondo em risco a própria vida.
Ademais, é imprescindível frisar que vivemos em um mundo altamente capitalista, no qual desejos são produzidos em massa. Dessa forma, padronizar um só modelo a ser seguido é mais viável, já que promove o consumo desenfreado. Muitas pessoas já se deram conta dessa veraz violação de direitos humanos e da produção de submissos da indústria, como se fossem apenas mais um dentre os tantos produtos que vendem. Todavia, a mídia ainda tem forte influência no meio social e, aliada ao sistema capitalista, contribui cada vez mais para que esses estereótipos sejam perpetuados.
Os gregos sempre defendiam a ideia de "Mente sã, corpo sã", em que para se ter um corpo saudável, antes de tudo, era preciso ter uma mente sadia. Dessa forma, é perceptível a necessidade de mudar essa visão limitada de beleza. À escola, como instituição socializadora, cabe a função de promover palestras ou discussões em sala de aula a respeito dos estigmas corporais. À mídia, cabe a responsabilidade de se manter neutra, quanto a essa estereotipação imensurável, a fim de promover à sociedade a reflexão e o direito formar suas próprias concepções de beleza. E por fim, cabe aos indivíduos o comprometimento de distinguir o que deve-se ou não ser levado em conta na busca por medidas que proporcionem uma melhor autoestima e saúde corporal e mental. Quem sabe assim, todos entendam que a singularidade da beleza está justamente no seu aspecto plural.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018