Título da Redação: O existencialismo da beleza

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Tayara Vergueiro


O paradigma da superioridade masculina está na língua, ao se falar homem se engloba todos os seres humanos; em Freud; biblicamente, a mulher foi feita da costela do homem; é um estereótipo enraizado na sociedade que pode ser enxergado derivado da solidariedade mecânica de Durkhein. A primeira vez a se discutir academicamente sobre a mulher foi com Simone de Beauvoir no século XX, sendo esta muito influenciada pela corrente existencialista de Sartre. Pode-se fazer um paralelo com suas ideias para discussão sobre a ditadura da beleza maçante imposta as mulheres mais evidencialmente a partir dos anos 90.
Simone de Beauvoir, em seu livro O Segundo Sexo, discute o gênero feminino, ficando famosa a frase: ”Não nasce mulher, torna-se”, onde o ser mulher reside apenas na escolha de sê-lo ou não, claramente existencialista, corrente defendida por Sartre onde ele prega o viver pra si e afirma o inferno como sendo os outros que impedem a existência plena. Surgem na mesma época os primeiros movimentos feministas. A partir de então o papel da mulher começa a mudar e com isso a ideia sobre os aspectos femininos.
Até os anos 80 as propagandas eram voltadas aos homens, pois estes eram os trabalhadores e no sistema capitalista são os consumidores que tem voz, e também através destas propagandas criava-se a ideia de mulher ideal da época, a dona de casa, reforçando os paradigmas sofre o sexo feminino. A partir dos anos 80 a mulher começa a se inserir no mercado tornando uma consumidora e então surge nos anos 90 a era da beleza. Todas as mídias voltam-se a partir de então pra instigar o consumo feminino e no processo cria um padrão de beleza que se torna imposto psicologicamente. “O inferno são os outros.” A mulher passa a perseguir esse ideal a qualquer custo e os casos de bulimia, suicídio se tornam mais frequentes.
Faz-se necessário ressaltar que a beleza em si não é o problema, mas a criação de um padrão que vira uma ditadura e fere os direitos humanos prejudicando a vida de vários indivíduos que se tornam escravos desse ideal por um fim meramente financeiro, é sim nisso que se deve residir a oposição.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018