Título da Redação: O fim do sofrimento

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Luan Casa


O padrão de beleza sempre esteve muito interligado à sociedade, pois é um reflexo das ações e dos pensamentos dos habitantes de uma determinada região, variando conforme o passar dos anos. Na antiguidade as mulheres com seios maiores eram valorizadas, na idade antiga com curvas, porém com seios pequenos, na época renascentista eram as mais gordas, até esse momento era levado em consideração apenas aspectos de saúde e fertilidade da mulher para caracterização do que era belo.
Com a evolução dos meios de comunicação, as grandes corporações associaram-se à grande mídia e também às redes sociais, para a imposição agressiva de um molde de beleza estampado em todas as revistas, anúncios, desfiles. Além disso vendem a falsa ideia de que quem não se adequar ao que é proposto não será aceito socialmente, não terá amigos e muito menos conseguirá ter ou manter qualquer relacionamento amoroso.
Nesse triste quadro social, adultos, jovens e até mesmo crianças sentem-se cada vez mais pressionadas a se adequar a esse padrão, quando não conseguem alcançar seus objetivos desesperados procuram outros meios nada saudáveis e muito perigosos para fazer parte desse conceito deturpado de beleza, como a ingestão de medicamentos inibidores de apetite não regulamentados pelo ministério da saúde e sem prescrição médica, que levam em alguns casos à morte, sem contar os problemas de fundo psicológicos como a anorexia nervosa e a bulimia, que alteram a forma em que a pessoa se vê e também o aumento da procura por procedimentos cirúrgicos com finalidade estética em indivíduos cada vez mais jovens.
A escola e a família são extremamente importantes para reverter esse ciclo destrutivo pela busca de um ideal irreal, através de palestras, incentivos e atividades em grupo que ensinem a valorizar as diferenças, porque elas existem, como elas são boas para todos e também mostre que o amor próprio e a autoaceitação devem ser as primeiras preocupações antes de se compararem com modelos que aparecem na mídia. O governo pode contribuir ao fiscalizar as campanhas publicitárias que apresentem de forma agressiva ou até mesmo de forma subliminar o conceito de padrão único de beleza, proibindo-as de circularem no país. Só assim será possível modificar e acabar com essa ditadura que traz tanto sofrimento.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018