Título da Redação: O ideal inatingível e seus males

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Samara Silva


Academias, cosméticos e medicamentos são alguns dos mecanismos utilizados na atual ditadura da beleza que impera na sociedade. O que era pra ser algo bom, o cuidado do corpo e saúde, acabou virando um fanatismo, influenciados principalmente pela mídia que sutilmente escraviza grande parcela da população e, infelizmente, essa busca inatingível do padrão perfeito pode ter consequências desastrosas.
Determinar um padrão de beleza seria um pouco utópico considerando uma sociedade como a brasileira, composta por indivíduos tão diferentes, no entanto, os meios de comunicação, de forma discreta ou escancarada, driblam esse pensamento. É difícil abrir uma revista e não visualizar um modelo magérrima apresentando um produto. Atores que exibem seu peitoral nas telenovelas fazem muito sucesso com as mulheres. Toda essa exibição e a esfera de aparente felicidade que os envolve gera cada vez mais nos telespectadores a sensação que só serão aceitos dessa forma também. Uma pergunta se dá sobre isso: Quem deu à mídia o poder de decidir o que é bonito ou feio? Bom ou ruim? Infelizmente, os próprios consumidores dela, a medida que se deixam alienar por essas opiniões, não possuem auto estima e não enxergam em si mesmos a beleza de seu jeito singular de ser.
Tais fatores contribuem para muitos distúrbios que podem levar à morte. Além do preconceito já conhecido que é praticado aos que não se encaixam nos padrões, tanto gordinhos como magrinhos, existe a frustração de não conseguir alcançar o ideal e a depressão é um dos principais sintomas. Há situações graves de pessoas que adoeceram por conta dessa obsessão, como o caso circulado nos noticiários do rapaz conhecido como Ken humano, que após problemas em sessões de hidrogel descobriu que possuía leucemia. Muitas são os casos, também, de intervenções cirúrgicas que levam o indivíduo a óbito, nessas circunstâncias programas sensasionalistas fazem questão de detalhar para comoção geral, mas no próprio intervalo há o estímulo a essa vida de busca pela perfeição corporal.
Assim, fica claro que os ideais impostos à sociedade são na verdade, prejudicias. Cabe primeiramente à família o papel de desenvolver nas crianças uma consciência crítica, ensinando-lhes que o mais importantes é estarem bem consigo mesmas. É importante que as escolas atuem com projetos como seminários, peças e danças que estimulem jovens e adolescentes a entenderem como todo o fanatismo pode ser prejudicial e descobrirem sua beleza interior. As ONG's podem usar de sua força e impor à mídia que realize seu papel social de alertadora dos riscos que se tem desses processos. Enquanto o exterior for mais importante que o interior, esse mesmo interior permanecerá sofrendo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018