Título da Redação: O inatingível

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Gabriella Morais


Corpos magros e esculturais nem sempre foram padrões de beleza em nossa sociedade. Por volta dos anos 40, mulheres com curvas não acentuadas eram consideradas as mais belas. Entretanto, esse quadro foi alterando-se ao longo do tempo e atualmente somos bombardeados com propagandas que exibem homens e mulheres com corpos cada vez mais musculosos e torneados. Esse conceito de beleza acaba gerando consequências – físicas e psicológicas – na vida dos que desejam atingir a plenitude de suas formas.
Em um esforço sem fim pela idealização dos seus corpos, os indivíduos buscam, de forma desenfreada, métodos que o impulsionam a alcançar os seus objetivos. Tais indivíduos são submetidos a dietas que comprometem a saúde, treinos cada vez mais intensos, em academias de musculação, tratamentos estéticos de diversos tipos. E quando desejam resultados “imediatos” recorrem as famosas cirurgias plásticas, que em muitos casos não tem o resultado esperado e pode levar a óbito.
Além disso, existem aqueles que têm grande dificuldade em se encaixar em determinada padronização, e por isso vivem em função de obter as curvas perfeitas, sem atingir o resultado esperado acabam isolando-se do convívio em sociedade, apresentando baixa autoestima e até mesmo sintomas depressivos que podem acarretar em doenças mais graves, a exemplos dos distúrbios alimentares como a bulimia e a anorexia, que são bastante comuns na atualidade.
Portanto, o padrão de beleza do século XXI está se tornando cada vez mais venerado e ao mesmo tempo inatingível, pois os indivíduos buscam incessantemente formas de alcançar a perfeição, mas nunca estão satisfeitos com a sua condição corporal. Para que essa situação seja alterada se faz necessário um conjunto de medidas a serem tomadas, primeiramente ONG´s devem atuar em parceria com a mídia, que é uma grande formadora de opinião, para que ocorra uma aceitação, por parte da sociedade, da variabilidade de belezas existentes. As instituições de ensino, por sua vez, juntamente com as famílias devem procurar meios de construir uma nova visão em relação aos padrões estéticos. Por fim, cabe ao próprio individuo aceitar suas formas, sem se deixar modificar – corpo e mente – pelos parâmetros a que são impostos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018