Título da Redação: O mal da igualdade

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Mariana Botelho


José de Alencar, no século XIX, já criticava a existência dos padrões sociais através de seus livros. A partir deste fato, percebe-se que tais valores exercem influência na sociedade desde muito tempo e por tanto foi possível evidenciar os reflexos destes no meio social. Assim, comprovando que os esteriótipos de beleza são maléficos à coletividade.
Uma boa comprovação desta malfeitoria é o grande número de pessoas desenvolvendo doenças psicológicas como a anorexia e a bulimia. Isto ocorre pois, muitos indivíduos devido à existência de um modelo " correto " se sentem insatisfeitos consigo mesmos e recorrem ao meio mais rápido de mudança em prol do bem-estar. Como, por exemplo, segundo várias pesquisas realizadas nos últimos anos, tais transtornos atingem cerca de 10 em cada 20 pessoas.
Além desta, a geração de uma exclusão social atesta tal mal. Isto é, muitas pessoas por não se "encaixarem" ao parâmetro de venustidade não são aceitas socialmente tanto na escola quanto no trabalho. Tendo como exemplo a divisão de grupos nos colégios e/ou nas empresas por meio de setores e rotulações.
Ademais, outro coeficiente que constata-o é a sensação de insuficiência causada pela constante mudança deste ideal de beleza. Tal fato significa que por conta da valorização de múltiplos aspectos diferentes em um curto período de tempo em conjunto da desvalorização de aparências anteriores fazem com que os indivíduos nunca cheguem ao " patamar desejado " pela sociedade, atingindo assim a insatisfação. A título de exemplo pode-se citar o grande número de cirurgias plásticas realizadas todos os anos.
Através destes fatores, torna-se evidente como os padrões sociais são maléficos a sociedade. Para que haja uma diminuição dos mesmos é preciso que figuras públicas realizem campanhas junto ao governo a favor de promover uma maior aceitação das diferenças na população. Assim, garantindo uma melhor convivência social.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018