Título da Redação: O mal do século

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Ariel Aleksander Silva


Segundo BBC, o padrão de beleza obedece uma razão áurea. Logo, temos uma distinção de quem possuí e não possuí tal coisa. Esse simples parâmetro matemático motiva ações, padroniza comportamentos e é usado para gerar bilhões em dinheiro. A valorização da beleza estética tem consequências desastrosas em nossa sociedade.
O modelo capitalista usa tal conceito para massificar comportamentos. Pois, mulheres e homens tomas as mesmas atitudes em prol de um objetivo em comum, atingir um corpo simétrico, por meio dos mais variados produtos e tratamentos. Indústrias de cosméticos e cirurgias estéticas irrigam um mercado gigantesco, o qual, o Brasil aparece em terceiro lugar.
O padrão estipulado pelos meios de comunicação é inalcançável para a maioria. A inatingibilidade garante um lucro ilimitado as empresas, pois, a busca pelo "corpo perfeito" nunca tem fim. Logo, o sentimento de angústia e fracasso, provoca principalmente nas mulheres que não se encaixam doenças psicológicas e físicas, devido a tamanha pressão social e expectativa em atingir tais fins.
Essas disfunções afetam de maneira extremamente negativa nossa sociedade. A bulimia e anorexia são exemplos de doenças do século 21,ligadas a busca de um esteriótipo de magro e belo. A depressão e obsessão por cirurgias se tornam cada vez mais frequentes. O caso do boneco Ken humano e Vanessa Urach exemplificam tais tendências.
Em suma, a necessidade do rompimento do paradigma do belo é evidente. Em prol de modelos mais amplos e inclusivos. É preciso que o governo invista em ideias como as modelos "Plus Size", mulheres mais corpulentas. Elas contribuem para romper com o ideal de magro e perfeição. É necessário que a mídia divulgue propagandas com mulheres de variadas etnias e tipos físicos. Que represente a multiplicidade étnica do país. Que a escola debata tais assuntos criando cidadãos conscientes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018