Título da Redação: O mercado da padronização da beleza

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Marcelo Rodrigues


O homem branco, musculoso e alto, junto com a mulher magra, alta e de cabelos lisos são exaltados pela indústria da moda, televisiva, de cosméticos e pela população em geral. Alcançar esse ideal é o objetivo de milhares de pessoas pelo mundo, utilizando de cirurgias, dietas e produtos de beleza para se sentirem realizadas. Contudo, essa idealização pode se tornar obsessiva, tornando-se um grave problema que precisa ser resolvido.
Entender a obsessão pelo ideal de beleza é não desconsiderar o papel da mídia nisso. A industria televisiva considera o padrão estético como um grande investimento, já que uma peça usada por alguma personalidade midiática torna-se um produto de desejo de milhares de pessoas. Além disso, a falta da estruturação da família e o bullying são fatores agravantes dessa situação, já que geram uma não aceitação do próprio corpo e uma busca constante pela mudança, que podem acarretar doenças graves e até mesmo a morte.
Dessa forma, cometer loucuras em prol da estética tornou-se algo completamente normal. A cada dia mais procedimentos estéticos são criados, mais clínicas de cirurgia plástica são abertas e uma nova dieta sem os nutrientes necessários é seguida. A preocupação com o suposto excesso de peso chega ao ápice, provocando doenças como a anorexia nervosa e a bulimia pela alimentação inadequada.
Portanto, entende-se que a obsessão pela beleza é um problema contemporâneo que é explorado por diversas instituições em busca do lucro, sem a devida importância com a saúde. Medidas devem ser tomadas para a resolução ou amenização desse problema. Atitudes como a proibição de comerciais e desfiles de moda com modelos demasiadamente magras devem ser feitas pelo governo federal, tendo em vista que estimulam práticas que causam gastos à saúde pública. Além disso, o devido apoio psicológico aos que já sofrem de transtornos alimentares devem ser estimulados, através de um ampliamento no número de psicólogos e psiquiatras que atendam pela rede SUS(Sistema Único de Saúde) e uma maior abrangência no número de vagas para essas especialidades, garantindo o bem-estar e a saúde da população.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018