Título da Redação: O Modelo Adequado

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Iago Marques


A imagem de um futuro no qual os meios de comunicação condicionam o comportamento humano, como o descrito por Aldous Huxley no romance Admirável Mundo Novo, já não parece tão distante. Após a Revolução Industrial, o homem sofreu um intenso processo de reificação, influenciado diretamente pela mídia. Com isso, a busca pela forma física "ideal", estampada nas revistas, filmes e outdoors, passou a ser o objeto de desejo das pessoas, gerando uma supervalorização do corpo.
A valorização do físico sempre existiu. Isso pode ser evidenciado nos movimentos artísticos ao longo da história, como o Classicismo Greco-Romano e o Renascimento. Entretanto, com o advento do capitalismo industrial, o homem transformou-se num bem de consumo, influenciado, principalmente, pelo que Thedor Adorno chamou de "Cultura de Massa" ( tudo que é produzido para atingir as massas populares e que é disseminado pelos veículos de comunicação). Consequentemente, a noção de "belo", ditada pela moda, passou a ser aceita e almejada pela sociedade, suscitando uma superestimação da autoimagem.
Essa supervalorização, somada aos avanços tecnológicos, causou uma enorme procura por cosméticos, cirurgias plásticas e academias de musculação ( os templos da beleza do século XXI). Tais fatos, no Brasil. são corroborados pelas estatísticas: ele é o país líder em cirurgias plásticas para fins estéticos e o segundo no mundo em número de academias.
A busca do "modelo adequado", imposto pela mídia, torna-se, portanto, um problema de conscientização moral. Diante disso, é dever da família educar os jovens, desde a mais tenra idade, a respeito da diferença entre o ideal de corpo "perfeito" (ditado pela imprensa) e o verdadeiramente ideal ( o corpo saudável). Além disso, cabe ao Estado limitar, por meio de leis, a associação de produtos estéticos à ideia de perfeição. Assim, o futuro distópico descrito por Huxley ficará apenas na ficção.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018