Título da Redação: O novo espelho de Narciso

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por Ana13


Os meios de comunicação são fundamentais para a sociedade contemporânea. Entretanto, esses também contribuíram para a formação dos padrões comportamentais e estéticos observados na atualidade. As pessoas tornam-se cada vez mais narcisistas, mas, ao contrário do personagem mitológico, usam câmeras para admirar e tentar melhorar seus reflexos. A tentativa de se enquadrar nesse padrão inatingível de perfeição causa uma série de danos à sociedade.
Do ponto de vista comportamental, a massificação provocada pelos padrões estéticos é prejudicial a diversidade social. Os indivíduos, influenciados pela mídia e pela indústria de produtos de beleza, tendem a ter os mesmos comportamentos e atitudes. As redes sociais também influenciam muito nesse processo. Com isso, observa-se pessoas cada vez mais parecidas: cabelos lisos, roupas de marca, corpos sarados. Formam-se os estereótipos, e, aqueles que não os seguem são considerados indivíduos à margem da sociedade. Entretanto, a diversidade não é importante apenas para a biologia. As diferentes formas de agir e de pensar são fundamentais para a manutenção da humanidade.
Além disso, muitos são aqueles que mutilam - seus corpos e valores - na busca pela perfeição imposta pelo mercado e pela mídia. Utilizam meios como cirurgias e produtos estéticos na tentativa de se enquadrar ao que lhes é mostrado como belo. Contudo, muitos desses acabam perdendo a si mesmos nessa busca. Mudam-se tanto, e de formas tão bruscas, que acabam não mais se reconhecendo. Até porque esses padrões não duram muito, visto que no mundo capitalista a mudança representa dinheiro. E, na tentativa de seguir uma moda inconstante, muitos são os que não conseguem e acabam ficando psicologicamente abalados, podendo até mesmo atingir a depressão. A esses, a indagação de Cecília Meireles parece pertinente: "Em que espelho ficou perdida a minha face?".
Portanto, fica claro que manutenção dos padrões estéticos é prejudicial a toda a sociedade. Seres humanos não são apenas corpo e por isso, é preciso que existam limites na busca pela beleza, visto que nem todo meio é válido. Para isso, é importante o papel da família e da escola na formação dos futuros adultos, principalmente no que tange a prepará-los para não se deixarem influenciar pelo que é visto em revistas e na televisão. Ensinando-os, portanto, a aceitar e gostar de sua aparência, colocando a saúde acima da mesma. E com isso, esses não terão o mesmo final que teve Narciso, e o mito grego continuará sendo apenas um mito.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018