Título da Redação: O perfeito é desumano porque o humano é imperfeito, como diria Pessoa.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Sara Oliveira


Mulheres que colocaram silicone em quantidade demasiada, meninas que cometeram suicídio, homens usando anabolizantes, entre outros, são casos corriqueiros no dia a dia e frequentemente noticiados pela mídia. O que leva as pessoas a tais atos? A maioria os faz por sentir que precisa alcançar um patamar imposto pela sociedade; sinônimo de perfeição: o conhecido padrão estético.

É interessante observar que os meios de comunicação fazem-se presentes na vida das pessoas desde a infância e em momentos importantes no desenvolvimento do ser pensante. De tantas informações existentes no meio midiático, a criança tende a absorver aquelas que parecem mais interessantes, que podem trazer algum retorno e incluí-las em grupos sociais. O padrão de beleza é um dos temas mais abordados pelos meios de informação e o que mais atinge pessoas de todas as idades e de todo o espectro social. A mídia é para a sociedade o que o rabino é para o judaísmo: um guia.

É indiscutível a influência que a mídia possui e inevitável que a necessidade de encaixar-se na sociedade continue. A absorção de informações será cada vez maior e o bombardeio de propagandas mostrando corpos tidos como perfeitos, fármacos, alimentos, cremes e outros produtos que podem auxiliar na trajetória rumo à perfeição também.

Tendo em vista a quantidade de informações e afirmações que a mídia apresenta todos os dias, é necessário um diálogo contínuo entre os pais ou responsáveis e a criança, desde o primeiro contato da mesma com o universo midiático. Movimentos, projetos e coletivos sociais também são muito importantes e deve-se dar espaço e orçamento para que os mesmos desenvolvam-se, pois acolhem indivíduos e desconstroem a perfeição, defendendo que não há necessidade de alcançar o padrão estético imposto pela sociedade e que a beleza está na diferença e nas imperfeições, que é o que torna cada pessoa um ser singular.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018