Título da Redação: O preço da beleza.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Vanessa Lucena


O padrão de beleza é fluido, mutável de acordo com a época e com a sociedade vigente, se adaptando ao longo dos anos. Porém, é sempre responsável por normatizar os modelos perfeitos a serem seguidos, desde roupas e calçados até a forma física ideal a ser buscada, veiculados na mídia. Assim, muitos adolescentes são bombardeados cotidianamente pelos estereótipos midiáticos, podendo trazer danos psicológicos e fisiológicos para eles.
No que se refere aos danos psicológicos decorrentes da busca incansável ao corpo perfeito, a depressão é algo a se notar. Em entrevista ao fantástico, em 2013, o padre Marcelo Rossi revelou ter passado por quadro depressivo como resultado de uma “dieta maluca”, na busca desesperada pela perda de peso e adequação ao corpo ideal. Assim como padre Marcelo, muitos adolescentes coagidos pelo bullying nas escolas passam por situação parecida, sofrendo a pressão imposta pelos padrões midiáticos. Dessa forma, muitos indivíduos passam a comprometer a própria saúde para se enquadrar na linhagem de “perfeitos protótipos”.
Algumas pessoas se mostram dispostas a ir mais longe para alcançar seus objetivos de beleza, apelando para métodos e cirurgias mirabolantes, comprometendo drasticamente o estado de saúde. A apresentadora Andressa Urach, considerada padrão de beleza brasileira, teve uma séria infecção, com risco de óbito, após a aplicação de hidrogel nas nádegas e nas coxas. Além dela, muitas mulheres são vítimas da indústria da beleza, escravas da perfeição, sacrificando-se e adquirindo altos riscos para conquistar o “corpo dos sonhos”. As adolescentes, por serem altamente influenciáveis também se dispõem a arriscar a vida em função de se adequar aos protótipos midiáticos.
Portanto, intervenções em grupos de risco, como crianças e adolescentes, devem ser valorizadas a fim de evitar distúrbios psicológicos, físicos e alimentares. Trabalhar a temática nas escolas, conduzindo os alunos a desenvolverem uma postura crítica reflexiva é fundamental para formar indivíduos não manipulados pela mídia. Rodas de conversa e palestras, envolvendo alunos e pais, podem ser pertinentes ao enfrentamento do bullyng e, consequentemente, à aceitação das diferenças e à quebra dos estereótipos midiáticos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018