Título da Redação: O Protótipo Ideal

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Danilo Arruda


Em uma sociedade de consumo que “vende” modelos inatingíveis de perfeição, é natural que ocorram danos - físicos e psicológicos aos nela inseridos. O capitalismo em si, tem causado infortúnio principalmente, as mulheres que insistem em dizer que corpo e rosto devem ser simultaneamente trocados; como roupas e acessórios, ao decorrer de anos, meses, ou até dias.
Cirurgias, tratamentos incessantes com produtos que prometem uma idealização de beleza em curto prazo de tempo, são alguns exemplos de como o sexo feminino em sua totalidade tem buscado a perfeição corporal. Em virtude disso, logo vem o isolamento e estigmatização de muitas, por não conseguirem se enquadrar nos parâmetros de beleza impostos, e em sua maioria pela mídia. E por existirem atrizes, cantoras, mulheres influentes na televisão e em capas de revistas, elas acabam sendo um estereótipo a ser seguido, induzindo muitas a recorrem por outros meios de emagrecimentos e operações.

No ano de 2014, Andressa Urach, vencedora do Miss Bumbum um concurso popularizado no Brasil, foi internada às pressas para a retirada do Hidrogel (um modelo de silicone, porém mais acessível e prejudicial à saúde). Casos como esse veem ocorrendo em todo o mundo, são inúmeras as notícias na web de pessoas que perderam a vida em busca de um corpo ideal.

Apesar das consequências ocasionadas pela vaidade – depressão, anorexia, bulimia e etc. - ainda assim, o número de mulheres e homens que aspiram à perfeição só aumenta. O Brasil está em 2º lugar no ranking mundial de pessoas que pagam para retirarem ou acrescentarem algum “item” ao corpo.

Fica claro, portanto, que a o padrão de beleza, ainda hoje, constitui uma terrível realidade, para qual tentamos ao máximo fechar os olhos. Entretanto, é necessário que tentemos eliminá-lo, denunciando quando os meios de comunicação em massa impuserem como a única forma de felicidade. Exigindo participação eficaz do poder público. Este deve promover campanhas de conscientização sobre o verdadeiro protótipo estético, o amor próprio.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018