Título da Redação: O Que É Perfeito Para Você?

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Gabriela Ribeiro


Ser admirado e até mesmo invejado por outros é uma das razões primordiais para que a aparência, em inúmeros casos, esteja acima de quaisquer outros fatores ou valores. E, em meio a tantas regras de beleza, a sociedade contemporânea busca constantemente saciar o insaciável: a ânsia pelo corpo perfeito, de acordo com os padrões sociais atuais.
Sentir-se bem e estar por dentro das últimas tendências do mundo da moda não é uma tarefa fácil nos dias de hoje. E, para se manter dentro dos padrões julgados por muitos como perfeitos, a sociedade, generalizadamente, se comporta de modo que o consumismo desenfreado por produtos de beleza se torne, gradativamente, cada vez mais comum. Muitos chegam à extremos, como gastos excessivos com roupas e cosméticos, inúmeras cirurgias plásticas para corrigir o que visam como defeituoso, entre outros fatores.
Além disso, o que definitivamente tem alarmado críticos e estudiosos é o fato de que este culto à beleza e ao corpo tem alcançado até mesmo o público infanto juvenil, que substituem seus brinquedos, cada vez mais cedo, por roupas de marca, academias e maquiagem. São extremamente importantes a presença da família, da escola e da sociedade como um todo na formação dos valores dessas crianças, uma vez que elas ainda não possuem um senso crítico amadurecido do que realmente é essencial.
Todavia, tudo o que é em excesso pode acarretar problemas psicofísicos. A vaidade e o cuidado com o corpo moderados não são ruins, mas a partir do momento em que há uma supervalorização da aparência, a vaidade pode tornar-se uma obsessão e trazer prejuízos à vida familiar, acadêmica, profissional e social.
Diante desses fatos, fica clara, portanto, a necessidade de haver uma conscientização social por parte do Estado e de entidades sociais, orientando a população sobre consumismo responsável, valorização dosada da aparência e aceitação do próprio corpo. ONG’s e também amigos e família têm seu papel crucial, podendo trabalhar o psicológico dos que se entregam à vaidade exagerada, a fim de que a sociedade, como um todo, dê ênfase ao que é realmente essencial: a vida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018