Título da Redação: O terrível por trás do belo

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por laila carvalho


A beleza é objetiva ou subjetiva? Poetas, filósofos,muitos já se debruçaram sobre essa questão. E ainda não se tem um consenso. É certo que em todos os tempos e sociedades, houve uma tentativa de qualificar o que era belo, de generalizar e a padronizar a beleza. E a subjetividade humana escolhia suas preferências sem fugir muito à regra. Na contemporaneidade, com a supervalorização do indivíduo, há uma busca incessante por se destacar e,valendo-se da moda e produtos de beleza, as pessoas se iludem tentando criar a si mesmas. Como se a posse de bens e a beleza as tornassem mais especiais. Esse consumismo é alimentado pela mídia e pela indústria de cosméticos.
Em busca de serem aceitos na sociedade ou da ilusória ideia de felicidade, de todas as formas se enquadrar no padrão de beleza amplamente propagado pelos meios de comunicação. Arriscando a saúde e qualidade de vida com dietas impossíveis e procedimentos cirúrgicos, tentando atingir padrões inatingíveis .Uma vez que estes são construídos a partir dos grupos dominantes , logo inacessíveis à maioria.Um exemplo, são as musas renascentistas pintadas pelos mestres do classicismo, que eram “cheinhas”. Isso numa época em que muitos morriam de fome. Atualmente, há comida e gordura em abundância, logo, ser magro passa a ser mais valorizado. Não apenas a magreza excessiva é idealizada, como também a pele, olhos e cabelos claros, como a Barbie. Uma estética genotipicamente minoritária.
Esses estereótipos estão criando milhares de pessoas insatisfeitas consigo mesmas, além de doenças como bulimia e anorexia que já causaram inúmeras mortes. O que é insustentável. As pessoas devem se conscientizar que são únicas e valorizar sua própria beleza. Para isso, não é necessário negar a vaidade, a qual é inerente à natureza humana, mas, sim, dizer não a essa cruel imposição midiática que apenas enxerga possíveis consumidores. Afinal, a moda é inconstante e não visa satisfazer o público e, sim, deixá-lo insatisfeito sempre pronto a adquirir um novo produto ou serviço. Deve-se também sabotar empresas e produtos vinculados à propagandas com imagem de modelos irreais, imagens cheias de efeitos, que propagam um ideal muito distante da maioria do público alvo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018